A proposta do projeto é apresentar a história e o trabalho de cada instituição, para aproximar os jovens do Direito e do exercício da cidadania. No IAB, os estudantes foram recebidos pela diretora da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches, que apresentou a história de 180 anos da entidade – instituição jurídica mais antiga das Américas. Ela também mediou o tour pelo Instituto, onde os alunos puderam conhecer, por exemplo, o plenário histórico e a Biblioteca Daniel Aarão Reis, que possui um dos maiores acervos do Brasil de livros jurídicos e de áreas afins.
Leila Pose Sanches
A advogada explicou que, depois que foram instituídos cursos superiores de Direito no Brasil, o Instituto foi criado com a finalidade de ser uma associação onde os advogados pudessem se organizar profissionalmente, o que deu origem à OAB. “Passados quase 90 anos de fundação e atividade, o então presidente do Instituto, Levi Carneiro, conseguiu junto ao presidente do Brasil da época, Getúlio Vargas, a aprovação da lei federal que cria o Estatuto da Advocacia e naquele momento é criada a Ordem dos Advogados”, contou Pose.
Além do passado do IAB, os estudantes também puderam aprender sobre as atividades desenvolvidas na entidade atualmente. Leila Pose explicou que o Instituto atua oferecendo amparo ao Poder Legislativo na elaboração de projetos de lei e promove debates sobre ensino jurídico e temas de interesse social. “Temos uma participação muito ativa na cidadania através do aperfeiçoamento jurídico”, disse a diretora da Esiab. Ela também destacou a importância da Escola do IAB, que se dedica ao aprimoramento profissional dos advogados através de cursos e especializações em áreas do Direito.