NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 22 Novembro 2022 20:57

IAB recebe alunos de Nilópolis em visita a instituições do Direito no Rio

Leila Pose Sanches (primeira à direita) Leila Pose Sanches (primeira à direita)

Estudantes do Instituto de Educação Professor Carlos Pasquale, localizado em Nilópolis, na Baixada Fluminense, visitaram as instituições do Direito da Avenida Marechal Câmara, no Centro do Rio, nesta terça-feira (22/11). A visita foi promovida pelo projeto Calçada da Cidadania, que une as entidades localizadas no endereço para oferecer a alunos dos ensinos fundamental e médio um contato mais próximo com o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a OAB/RJ. A proposta do projeto é apresentar a história e o trabalho de cada instituição, para aproximar os jovens do Direito e do exercício da cidadania.

Os estudantes foram recebidos pela diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches, que mediou o tour pela sede do IAB. “Nossa diretoria tem muito orgulho de fazer parte desse projeto. Acreditamos na educação como caminho para a melhoria da qualidade de vida da nossa sociedade e somos também uma Casa de educação”, disse a advogada. Na passagem pelo Instituto, os alunos conheceram o plenário histórico e a Biblioteca Daniel Aarão Reis. Leila Sanches dividiu com o grupo a história da instituição, desde sua fundação, em 1843. 

A advogada explicou que, depois da criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em 1827, o Instituto foi fundado com a finalidade de ser uma associação onde os advogados pudessem se organizar profissionalmente. Além disso, contou ela, a instituição jurídica mais antiga das Américas foi responsável pela criação da OAB. “Nosso caminho passa a ser trilhado de uma forma diferente da Ordem, que cuida de assuntos associativos na profissão, e nós assumimos um viés acadêmico”, acrescentou Leila Sanches.

Os alunos também foram apresentados às atividades atuais e aos valores que caracterizam o IAB. ”Temos, dentro do Instituto, valores e finalidades absolutamente democráticas e inegociáveis. Isso tem um viés muito importante, porque participamos do aperfeiçoamento legislativo”, disse a diretora. Durante a visita ao plenário histórico, os estudantes ouviram sobre as discussões e votações dos pareceres a projetos de leis, que visam a opinar e lapidar propostas, oferecendo segurança jurídica às normas legais. 

“Para nós é importante manter as tradições, para que hoje se possa perceber que, em 179 anos, continuamos contemporâneos, seguimos estudando o que vibra na sociedade. O Instituto vem se preservando atual porque os anseios da sociedade, através do processo legislativo, é o que nos alimenta”, finalizou a diretora da Esiab. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173