Segundo a nota, “o IAB irá manter sua vigilância e ficará atento à defesa das Instituições nacionais, esperando que essa fase eleitoral se dê com plena legitimidade democrática e honestidade eleitoral, como também roga aos concorrentes que travem suas disputas eleitorais em respeito ao eleitorado, dentro das regras democráticas, com debates programáticos para o País e em respeito aos princípios constitucionais”.
Confira a nota na íntegra:
Nota sobre o resultado das eleições
As eleições gerais ocorridas neste dia 2 de outubro transcorreram com a seriedade esperada pela sociedade brasileira e dentro do almejado espírito pacífico. O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) parabeniza os governadores(as), senadores(as) e deputados(as) eleitos(as). Como ressaltado durante todo o ano pelo IAB, as urnas eletrônicas comprovaram sua eficiência e segurança, oferecendo amplo acesso ao voto e a transparência necessária ao processo eleitoral. Encerrado o horário de votações, os resultados foram prontamente divulgados e reafirmaram a eficiência na divulgação dos candidatos eleitos e aqueles que foram conduzidos à disputa do segundo turno das eleições.
Mais uma vez, a democracia brasileira sai fortalecida e a Justiça Eleitoral confirma sua autoridade na legítima e autônoma condução do processo eleitoral. O processo eleitoral ainda enfrentará o escrutínio do seu segundo turno em vários estados e no âmbito nacional. O IAB irá manter sua vigilância e ficará atento à defesa das Instituições nacionais, esperando que essa fase eleitoral se dê com plena legitimidade democrática e honestidade eleitoral, como também roga aos concorrentes que travem suas disputas eleitorais em respeito ao eleitorado, dentro das regras democráticas, com debates programáticos para o País e em respeito aos princípios constitucionais.
Para que essa etapa ocorra com plenitude, será fundamental o livre funcionamento da imprensa e o combate às notícias fraudulentas, a fim de se evitarem a propagação da desinformação e a contaminação dos resultados das urnas. O IAB reitera que não admitirá tentativas de rupturas à democracia brasileira. Estas eleições continuam sendo estratégicas para o futuro do País e um primado para a preservação do Estado Democrático de Direito.
Rio de Janeiro, 2 de outubro de 2022.
INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS
Sydney Sanches
Presidente