O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e a Associação Brasileira dos Advogados do Mercado Imobiliário (Abami) assinaram convênio de cooperação, com prazo de cinco anos de duração, destinado à criação de um banco de dados de direito imobiliário, acessível pela internet, que disponibilizará aos associados das duas entidades artigos, legislação, jurisprudência e doutrina.
O anúncio foi feito na sessão ordinária desta quarta-feira (9/3) pelo presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva, que formalizou na véspera a parceria por meio de documento também assinado pelos presidentes da Abami, Ana Luiza Lima Ferreira, e da Comissão de Direito Imobiliário do IAB, Arnon Velmovitsky; e a diretora de Cursos da Abami, Zenaide Augusta Alves. "É mais um convênio histórico de cooperação firmado por esta gestão", afirmou Técio Lins e Silva.
De acordo com o convênio, o banco de dados será gerenciado pelas duas instituições e contará com um Conselho composto por seis membros - cada entidade indicará três - que terão mandato de um ano. "Há 10 anos eu acalentava o sonho de criar esse banco de dados", afirmou Arnon Velmovitsky. O acordo prevê, ainda, que o IAB e a Abami poderão atuar em conjunto em atividades culturais e outros projetos de interesse comum.
Para as duas entidades, conforme expresso no convênio, "a concentração de matérias alusivas ao mercado imobiliário em um portal de informações aberto a consultas contribuirá para o aprimoramento do estudo com a coleta de dados sobre questões relevantes e controvertidas que permeiam o dia a dia dos profissionais que militam na área e viabilizará maior celeridade na pesquisa e maior gestão do conhecimento".