NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 04 Outubro 2022 17:35

IAB destaca o papel das instituições de Direito no sucesso do primeiro turno 

Da esq. para a dir., em cima, Bernardo Cabral, Carmela Grüne e Sydney Sanches; embaixo, Pedro Gordilho, Margarida Pressburguer e Octávio Costa Da esq. para a dir., em cima, Bernardo Cabral, Carmela Grüne e Sydney Sanches; embaixo, Pedro Gordilho, Margarida Pressburguer e Octávio Costa

“As obrigações das instituições são permanentes. Nosso processo de vigilância e defesa não se esgota no encerramento do processo eleitoral, mas, ao contrário, como vimos ao longo deste ano, quando fomos recuperar as atribuições cívicas diante dos perigos, crises e sinais de rupturas democráticas. Isso fez com que as instituições confirmassem suas atribuições e lideranças na defesa da sociedade brasileira”, afirmou o presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, na abertura do webinar intitulado Eleições democráticas no Brasil, nesta terça-feira (4/10), pelo canal TVIAB. Na abertura do evento realizado em parceria com o Instituto Victor Nunes Leal (IVNL), que teve como tema A contribuição das instituições jurídicas e da imprensa para a defesa da democracia, palestrantes discutiram a primeira fase das eleições de 2022. 

Participaram do encontro o presidente da Comissão de Defesa da Democracia, das Eleições e da Liberdade de Imprensa, Bernardo Cabral; o presidente do Conselho Curador do Instituto Victor Nunes Leal (IVNL), Pedro Gordilho, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa, e, como mediadora, a vice-presidente da Comissão de Defesa da Democracia, das Eleições e da Liberdade de Imprensa, Margarida Pressburger. Para Sydney Sanches, o pouco afastamento temporal do primeiro turno já torna possível a percepção do importante papel estratégico que as instituições do Direito tiveram na defesa da democracia constitucional. “A Justiça Eleitoral foi firme na sua competência e conduziu o processo eleitoral com segurança para o País”, afirmou o presidente.  

Para Pedro Gordilho, mesmo diante de suspeitas sobre a funcionalidade das urnas eletrônicas, o rápido resultado da votação do último domingo (2/10), creditou confiança à contagem eleitoral. O caminho democrático, segundo o advogado, tem pilares: "As eleições, a imprensa livre e o Poder Judiciário independente são os eixos que mantêm o tripé da democracia estável”, disse. No mesmo sentido, os debatedores ressaltaram que as instituições que atuam na manutenção do Estado de Direito brasileiro contribuem para a harmonia das instâncias de poderes. Segundo Bernardo Cabral, as instituições reunidas trabalham sob “a filosofia de se subordinar apenas ao processo democrático do País”, tomando protagonismo no espaço constitucional. O presidente da Comissão de Defesa da Democracia, das Eleições e da Liberdade de Imprensa acredita que essa é a luta contra qualquer ditadura e pela garantia da liberdade que traz dignidade ao povo. 

A democracia como meio de contribuição para o bem-estar social dos cidadãos também foi destacada por Octávio Costa, que lembrou a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros, ocorrida em 11 de agosto e encabeçada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), como um “ato memorável de resistência”. Para o jornalista, ações como essa, em conjunto, garantiram um primeiro turno eficaz e sem grandes incidentes, mesmo diante de uma crescente onda conservadora. “O processo eleitoral funcionou à perfeição, impressionando, pela eficácia, os observadores estrangeiros”, avaliou Costa.


 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173