NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 21 Julho 2025 13:58

IAB critica Lei Geral do Licenciamento Ambiental e pede veto presidencial à medida

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) divulgou, nesta segunda-feira (21/7), nota em que se posiciona contrariamente à Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que afeta disposições protetivas do meio ambiente e flexibiliza as regras do licenciamento ambiental. No texto, a entidade também pede para que o presidente da República vete a medida, aprovada na madrugada da última quinta-feira (17/7) na Câmara dos Deputados. “Impedir a flexibilização do licenciamento ambiental é imprescindível à preservação de um meio ambiente sadio”, diz a nota.

Assinado pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, o texto ainda ressalta que as questões climáticas estão umbilicalmente atreladas às boas práticas ambientais. “A flexibilização ou dispensa de licenciamento ambiental constitui profundo retrocesso nas políticas ambientais e coloca em risco a existência de um meio ambiente sadio”, diz a nota, que reitera posicionamento firmado pelo Instituto em pareceres aprovados no plenário. 

Leia a nota na íntegra:

NOTA DO IAB

Impedir a flexibilização do licenciamento ambiental é imprescindível à preservação de um meio ambiente sadio

As questões climáticas que tanto nos afligem estão umbilicalmente atreladas às boas práticas ambientais.

Visando a debater e negociar ações com o objetivo de combater mudanças climáticas extremas, o Brasil realiza em novembro de 2025 a COP30, fórum global que reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações e representantes da sociedade civil para tratar do clima e do meio ambiente, via de consequência.

Apesar de todos os esforços para que o Brasil continue a ser palco privilegiado das discussões acerca da implantação de medidas de proteção ao meio ambiente, a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de quinta-feira (17/7) a denominada Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que afeta disposições protetivas do meio ambiente e flexibiliza as regras do licenciamento ambiental. 

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), sempre atento aos seus objetivos estatutários, notadamente quanto à defesa de determinações legais que preservem um meio ambiente equilibrado e saudável, no dia 4 de junho passado, em sessão plenária, manifestou-se pela inconstitucionalidade do PL 2.159/2021, que deu origem à malfadada lei, bem como condenou a violação de convenções internacionais das quais o Brasil é signatário.

As Comissões para o Pacto Global e Estudos sobre a Agenda 2030/ONU e a de Direito Constitucional do Instituto, seguindo a tradicional linha de atuação traçada pela Comissão de Direito Ambiental, apontaram em seus pareceres que a flexibilização ou dispensa de licenciamento ambiental constitui profundo retrocesso nas políticas ambientais e coloca em risco a existência de um meio ambiente sadio.

Alicerçado no trabalho técnico já produzido e em outras manifestações reiteradamente publicizadas, o IAB reafirma posição contrária à lei e pede o veto à edição desta perniciosa norma, pelo presidente da República.

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2025.

Rita Cortez
Presidente nacional do IAB

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173