NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 27 Agosto 2020 01:26

IAB considera inconstitucional contratação de militares inativos para trabalhar no INSS 

“É inconstitucional a contratação de militares inativos para o desempenho de atividades de natureza civil na administração pública”, afirmou o relator José Guilherme Berman, da Comissão de Direito Constitucional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), autor do parecer contrário ao Decreto 10.210/2020. Publicado no dia 23 de janeiro último, o decreto autoriza a contratação temporária de militares inativos para trabalhar no INSS, com o objetivo de reduzir as filas de espera no atendimento à população. O parecer foi aprovado por unanimidade pelo plenário do IAB, na sessão ordinária virtual desta quarta-feira (26/8), conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez. O documento será enviado aos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), que analisam o decreto. 
O Decreto 10.210/2020 regulamentou o art. 18 da Lei 13.954/2019, segundo o qual o militar inativo contratado para o desempenho de atividades de natureza civil em órgãos públicos em caráter voluntário e temporário tem direito a um adicional igual a 1/3 da remuneração que estiver recebendo na inatividade. De acordo com o relator, após a publicação do decreto, foi lançado um edital para a contratação de militares inativos e servidores aposentados do próprio INSS. 

Para o advogado, “a norma que autoriza a contratação dos militares inativos fere os incisos II e IX do artigo 37 da Constituição Federal”, segundo os quais “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos”. Além disso, os dispositivos determinam que “a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”. 

Concurso público – José Guilherme Berman afirmou que não é possível a ocupação dos cargos sem a realização de concurso público. “Tratando-se de necessidade permanente da Administração Pública, a atividade há de ser desempenhada por servidor público especificamente aprovado em concurso para aquele cargo, não se admitindo que seja ocupado cargo distinto daquele para o qual o servidor prestou o concurso”, disse. 

O advogado ressaltou que, apenas em situações excepcionais e temporárias, a Constituição admite contratações por tempo determinado. “Como as contratações previstas no decreto não se restringem a situações temporárias e excepcionais, viola-se a regra de acesso a cargos púbicos por meio de concurso público”, afirmou. 

Ainda de acordo com José Guilherme Berman, a iniciativa do governo federal viola também o princípio da isonomia no acesso aos cargos e funções públicas. “A lei autoriza um favorecimento na contratação de militares inativos, impedindo que outros cidadãos tenham acesso aos processos seletivos de contratação temporária em questão”, apontou. 

O relator também classificou como inconstitucional a forma de remuneração dos militares inativos a serem contratados para trabalhar no INSS. “O valor é fixado em um percentual da remuneração que o militar recebe, sem levar em consideração a função que ele irá desempenhar”, criticou o advogado. 

“Assim, além de se ter uma remuneração totalmente desconectada da função desempenhada, o que caracteriza violação ao princípio da proporcionalidade, também se permite que agentes contratados para desempenhar a mesma função recebam remunerações diferentes, em flagrante quebra de isonomia”, concluiu José Guilherme Berman.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173