A presidente do IAB destacou que José Roberto de Castro Neves é um escritor genial, com relevante trabalho publicado. “Através de seus livros, ele dá à sociedade a exata dimensão do trabalho da advocacia. Exatamente por conta desta característica que nós temos muito orgulho de ter o Zé Roberto no Conselho da Seccional do RJ representando a advocacia do nosso estado”, completou Cortez.
José Roberto de Castro Neves
José Roberto de Castro Neves agradeceu a homenagem. “Eu nunca pensei na vida em ser outra coisa que não fosse advogado. Eu acredito que nós todos escolhemos a profissão mais linda que pode haver. Eu tive essa sorte de, desde jovem, poder conviver com gente tão inteligente. É uma honra estar aqui hoje”, disse ele.
O presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, Felipe Sarmento, prestigiou o evento e destacou o simbolismo da eleição de Castro Neves para a ABL. Ele ressaltou que sua presença na casa de Machado de Assis “reafirma o diálogo entre o Direito e a Literatura e favorece o aperfeiçoamento da cultura jurídica brasileira”. Sarmento pontuou que a trajetória do homenageado é exemplo da confluência entre prática profissional, ensino jurídico e reflexão literária.
Também compuseram a mesa de honra a presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio, a diretoria da Seccional e o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Carlos Alberto Direito.
Ana Tereza Basílio lembrou de seu início na carreira da advocacia, quando estagiou ao lado do imortal no mesmo escritório, e destacou as qualidades do jurista. “José Roberto me ensinou muita coisa, como o amor pela leitura, pela literatura e pelo Direito. Além de um advogado brilhante, ele é um jurista brilhante e um escritor brilhante. É muito difícil encontrar todas essas qualidades na mesma pessoa. Isso traz para a nossa casa, no Rio de Janeiro, e também para a Ordem, um enorme orgulho tê-lo como conselheiro”, ressaltou.
Manifestação de solidariedade – Durante o evento, Rita Cortez informou a Felipe Sarmento que o IAB divulgou nota em apoio ao presidente do CFOAB, Beto Simonetti, alvo de pedido de punição por um país estrangeiro, como forma de ameaça em represália aos recentes posicionamentos adotados pela OAB. A nota obteve imediata adesão da presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio. A presidente do IAB também aderiu à moção de aplauso feita a Simonetti pela OAB/RJ.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho Federal da OAB.)