NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 23 Novembro 2021 23:45

Hipóteses de aborto legal são debatidas em webinar sobre o direito à vida 

Maria Lucia Gyrão e Francisco Amaral Maria Lucia Gyrão e Francisco Amaral
Em palestra a respeito do tema Reflexões sobre o direito à vida, nesta terça-feira (23/11), no canal TVIAB no YouTube, a vice-presidente da Comissão de Filosofia do Direito do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Maria Lucia Gyrão, defendeu: “O aborto deveria ser admitido apenas para salvar a vida da gestante, porque, com base no nosso sistema jurídico, notadamente a Constituição Federal e o Código Civil que garantem o direito à vida, seria absurdo aplicar a pena de morte para o nascituro, que é um ser indefeso e não cometeu crime algum”. A advogada acrescentou: “Hoje, vivemos uma grande inversão de valores; chora-se por uma pessoa que morreu atingida por uma bala perdida, mas não se chora pela vida perdida de um inocente nascituro”. 
Sobre o tema também fez palestra o advogado Francisco Amaral, membro da comissão. “A importância do direito à vida, que é um fenômeno complexo, que ocorre nos âmbitos biológico, psicológico e espiritual, é um dos grandes temas em discussão na sociedade contemporânea, até porque temos visto decisões judiciais que têm reconhecido, inclusive, o direito à vida dos animais”, afirmou Francisco Amaral. O webinar foi aberto e encerrado pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, que sugeriu a realização de outros eventos destinados a intensificar o debate sobre o assunto, reunindo opiniões contrárias para promover o enriquecimento da discussão. “A Comissão de Filosofia do Direito tem realizado importantíssimos debates sobre temas de relevantes interesses da sociedade brasileira”, destacou a presidente. 

Maria Lucia Gyrão apresentou argumentos científicos e jurídicos que, segundo ela, dão embasamento ao seu ponto de vista, voltado à proteção irrestrita da vida do nascituro, exceto nos casos em que a vida da mãe corre risco. No âmbito da medicina, a advogada disse que, “de acordo com a esmagadora maioria da comunidade científica, a vida se inicia com a concepção, ou seja, no momento da fecundação do óvulo pelo espermatozoide”. No universo jurídico, a vice-presidente da Comissão de Filosofia do Direito ressaltou que “a vida do nascituro é protegida pela Constituição Federal, como também pelo artigo 2º Código Civil, segundo o qual ‘a personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro’”. 

 

Decisão do STF – De acordo com a advogada, a previsão legal para o aborto nos casos de gestação resultante do crime de estupro ou em que o feto for anencéfalo afronta a Constituição e o Código Civil. “Por atingir o direito à vida, o aborto não pode ser admitido nas circunstâncias de estupro ou anencefalia, sendo que esta segunda hipótese foi acrescida por decisão do Supremo Tribunal Federal”, disse. Segundo ela, “nem sempre a anencefalia implica ausência total do cérebro e, muitas vezes, a criança não morre após o nascimento, havendo casos de algumas que viveram alguns anos”.  

Em julgamento realizado no dia 12 de abril de 2012, o STF decidiu, por oito votos a dois, que o aborto em caso de anencefalia não é crime. Maria Lucia Gyrão comentou o repúdio à decisão expressado à época pelo ex-ministro Eros Grau, que havia deixado a corte em 2010. “Ele repudiou o aborto do feto anencéfalo e afirmou que, embora a lei estipule que o aborto neste caso é crime, o STF decidiu que não é”. Em sua palestra, a advogada reforçou: “O direito à vida do nascituro é inviolável, mas lamentavelmente este argumento é irrespondível para os abortistas”.  

Maria Lucia Gyrão concluiu a sua fala alertando para o que classificou como “ditadura do relativismo, eugenia racial, seleção genética e privilégio de somente os perfeitos terem as suas vidas protegidas, num indicativo, ao que parece, de que se está retomando a ideia da raça pura preconizada por regimes totalitários”. 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173