“Vim do sertão, como tantos outros de lá vieram. Lá se diz, como se fosse um dogma, que o amigo é o irmão escolhido na sua vida. Neste momento, aqui estão amigos de profissão dos momentos de alegria e de sofrimento, mas sempre presentes”, leu Ludmila Schargel Maia. A mensagem foi finalizada com o agradecimento de Francisco Maia à “bondade dos colegas ao me conferir tanta alegria e honra”.
Na saudação “ao amigo Chico Maia”, o advogado Humberto Jansen Machado, membro do Conselho Superior do IAB, disse: “Ele continua com os mesmos pensamentos fortes que o levaram a enfrentar a ditadura militar, tendo sido preso algumas vezes, e que são indispensáveis ao combate às nuvens negras que, hoje, rondam o horizonte, de forma ameaçadora à democracia”.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos do IAB, Carlos Roberto Schlesinger, também saudou o homenageado, lendo a carta por ele escrita há três anos, por ocasião do aniversário de Francisco Maia. “Conheci o Chico de terno branco, lá se vão quase uns 40 anos. Um sertanejo, antes de tudo um forte cuja história fui conhecer melhor posteriormente. Para admirá-lo mais ainda”, destacou Schlesinger, em um dos trechos da sua intitulada Epístola a Chico Maia.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!