O evento terá como tema O Direito como instrumento de engenharia social e o fortalecimento do Estado de Direito. Fernando Fragoso, que será o primeiro brasileiro a presidir a entidade depois de 15 anos, foi duas vezes presidente do IAB (2010-2012 e 2012-2014), onde também presidiu a Comissão de Direito Penal, de 2008 a 2010. Na OAB/RJ, ele foi vice-presidente, secretário-geral e conselheiro.
O próximo presidente da FIA é professor titular de Direito Penal da Universidade Candido Mendes desde 1981, leciona na pós-graduação em Direito Penal Econômico da FGV (Rio e São Paulo) e é mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A 58ª Conferência da FIA vai oferecer programas acadêmicos ministrados por juristas convidados e integrantes da federação. A ideia é, também, que seja um momento de oportunidades para desenvolver relacionamentos profissionais por meio de eventos de networking e programas sociais. A programação completa e os detalhes para participação estão disponíveis no site oficial da 58ª Conferência Anual da FIA/IABA.
A FIA foi fundada em 16 de maio de 1940 por um grupo de advogados representando 44 organizações em 18 nações. É uma organização independente e interdisciplinar de troca de informações e posições profissionais na área jurídica, com sede em Washington DC, nos EUA. A entidade tem como princípios a promoção e a preservação do Estado de Direito, da democracia e da administração da Justiça, além da defesa do exercício profissional. A Federação congrega ordens, colégios de advogados e profissionais em nível individual de todos os países das Américas, Espanha, França e Inglaterra.