Ao saudar o agraciado, que é membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ) e foi integrante do Conselho Federal da OAB por mais de três décadas, o orador oficial do IAB, José Roberto Batochio, o apresentou como “um dos maiores e mais admiráveis administrativistas do Brasil”. Na sua oração, Batochio disse que “Luiz Gama e Sérgio Ferraz são duas personalidades que elevam, dignificam e enchem de orgulho a advocacia brasileira, como militantes das causas dos direitos fundamentais do cidadão”.
O orador destacou a importância histórica de Luiz Gama: “O patrono da medalha dedicou toda a sua vida a construir, nada menos, do que a cidadania, a partir das bases mais elementares, em adversa ambiência monárquica e escravocrata, para que o Brasil alcançasse o patamar civilizatório, tão distante na época e ainda hoje, para se tornar um país sem reis e sem súditos”. Em seguida, ressaltou a trajetória do homenageado: “O professor Sérgio Ferraz trilhou uma bem-aventurada carreira, com intensa militância no serviço público, no magistério, na advocacia e em diversas entidades de classe”.
Infância – O ex-presidente do IAB se disse “emocionado com a linda oração do amigo Batochio”. Ele agradeceu a iniciativa de Rita Cortez, a quem tratou como “uma presidente atuante, que trouxe inúmeras inovações para o IAB”, pela iniciativa de homenageá-lo. O advogado contou que seu pai também foi membro do Instituto. “Quando garoto, via o meu pai sair de casa, às quintas-feiras à noite, para participar das sessões plenárias do IAB, o que me deixava enciumado, pois gostava muito de estar com ele”, lembrou, acrescentando que, “com isso, na infância, não gostava do Instituto”.
“Mais antigo ex-presidente vivo do IAB”, conforme se autoqualificou, Sérgio Ferraz disse que entrou para o Instituto pelas mãos do seu pai, que o indicou à Casa de Montezuma, e depois foi levado pelos “companheiros de advocacia” à presidência. “Presidir o IAB foi uma oportunidade suprema na minha vida e na minha carreira”, disse.
O 1º vice-presidente do IAB, Sergio Tostes, também fez uso da palavra: “Sérgio Ferraz é um amigo da vida inteira, cujo pai foi amigo de meu pai, sendo merecedor desta justa homenagem”. Para o representante institucional adjunto do IAB no Distrito Federal, Joelson Costa Dias, o agraciado “é uma referência para a advocacia brasileira”. Também saudaram rapidamente o ex-presidente a secretária-geral, Adriana Brasil Guimarães, o diretor Hariberto de Miranda Jordão Filho e o consócio Roberto Reis.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!