A condecoração foi instituída pela Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP em 2012, sob a chancela do conselho secional, homenageando o primeiro presidente negro da entidade (1940-1941). O presidente da OAB/SP, Caio Augusto Silva dos Santos, agradeceu à presença da consócia Edmée Cardoso e citou a presidente nacional do IAB, Rita Cortez, “pelo abnegado trabalho realizado pela Comissão da Igualdade Racial do Instituto”.
O presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP, Robson de Oliveira, fez um resumo da vida de Benedicto Galvão, primeiro presidente negro da OAB/SP, que nasceu em Itu em 1881, estudou na Faculdade de Direito de São Paulo e no início do século 20 se tornou bacharel. “Isso, por si só, deve ser considerado uma verdadeira façanha, pois tamanhos eram os obstáculos enfrentados pelas pessoas negras para ter acesso à educação”.
Foram agraciados com o X Prêmio Benedicto Galvão 2021 a Aliança Jurídica pela Equidade Racial (formada pelos 12 maiores escritórios de advocacia do Brasil), o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa), a empresária Luiza Helena Trajano, o escritor Daniel Munduruku, a escritora Djamila Ribeiro, a professora Márcia Campos Eurico, o filósofo Olívio Jekupé, o professor Thiago de Souza Amparo e a escritora Carolina Maria de Jesus (in memoriam).
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!