Da esq. para a dir., Edmée da Conceição Cardoso, Carlos Eduardo Machado e Bernardo Gicquel
A entrada de Evelyn Moraes Roges no Instituto foi proposta pela ex-presidente da Casa de Montezuma e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Rita Cortez, e pelo consócio Carlos Roberto Siqueira Castro. A advogada foi saudada pela 2ª vice-presidente do Instituto, Adriana Brasil Guimarães. Lendo a mensagem escrita por Cortez, que por motivos médicos não pôde falar durante a sessão, ela afirmou que a nova consócia se destaca pela sua notável qualificação técnica.
Adriana Brasil Guimarães
“Creio que a melhor parte do currículo de Evelyn são as referências super elogiosas de Siqueira Castro, que foi professor de renomados advogados, magistrados e procuradores, é um admirado autor de obras célebres na nossa literatura jurídica e um prestigiado constitucionalista e administrativista. Enfim, o melhor item é o declarado reconhecimento da sua extraordinária capacidade profissional”, diz o texto assinado por Cortez.
A nova integrante das Comissões de Direito Financeiro e Tributário e de Igualdade Racial agradeceu aos seus indicantes e afirmou que a entrada no IAB é uma grande conquista profissional. “Dedico o dia de hoje às mulheres negras que vieram antes de mim e que não desistiram. Atuando no Direito Tributário, penso que posso fazer a diferença não apenas no nosso sistema financeiro, mas também trazer à tona toda a importância dele dentro do combate à desigualdade racial”, declarou Evelyn Roges.
Da esq. para a dir., Leandro Mello Frota, Kaiser Motta Lúcio de Morais Júnior, Rita Cortez, Carlos Eduardo Machado, Edmée da Conceição Cardoso e Bernardo Gicquel
O segundo a assinar o termo de posse do Instituto foi Kaiser de Morais, que foi indicado por Rita Cortez e pelo presidente da Comissão de Saneamento e Recursos Hídricos, Leandro Mello Frota. Além de especialista em Direito Tributário, o empossado é professor da Mackenzie e mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes (Ucam). “O Kaiser vai abrilhantar muito o nosso Instituto e todas as comissões de que ele vier a fazer parte. Ele tem uma militância na advocacia tributária, tem um escritório estabelecido e se dedica muito a tudo que se propõe a fazer”, elogiou Frota.
Em seu discurso, Kaiser de Morais, que dará reforço às Comissões de Direito Financeiro e Tributário e de Direito Empresarial, defendeu o exercício da advocacia: “Nenhum país é livre sem advogados livres. Precisamos sempre repetir isso, considerando a liberdade de opinião e a independência de julgamento como os maiores valores do exercício profissional, para que não sejamos submetidos à força dos poderosos”.
Adilson Pires
Os novos tributaristas do IAB também foram cumprimentados pelo presidente da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, Adilson Pires. “Dou as boas-vindas à Evelyn e ao Kaiser e tenho certeza de que eles serão um ótimo reforço para a nossa Comissão e também para o próprio Instituto”, afirmou o advogado.
Da esq. para a dir., Sérgio Guimarães Riera, Juliana Silva de Miranda, Carlos Eduardo Machado, Edmée da Conceição Cardoso e Bernardo Gicquel
Juliana Miranda foi saudada por seu indicante, o diretor executivo de Aperfeiçoamento Legislativo do Instituto, Sérgio Guimarães Riera. Ele destacou o currículo da nova consócia, que é pós-graduada em Direito Penal e Criminologia pela PUC/RS e mantém uma produção acadêmica sobre o tema. “Juliana é uma advogada extremamente firme, competente e altiva. Ela exerce a profissão com muita dedicação e certamente engrandecerá os quadros do Instituto de Advogados”, disse Riera.
Ressaltando a felicidade de ingressar na instituição jurídica mais antiga das Américas, Miranda defendeu a importância de dar voz às mulheres advogadas. “Me sinto extremamente honrada de poder estar aqui, não como convidada, mas agora como membro. Parabenizo o Instituto por sempre abrir as portas para as mulheres e é incrível ver nele várias advogadas brilhantes. Só nós sabemos das nossas lutas diárias, mas quando nos movemos, também estamos movendo as gerações futuras”, afirmou a nova integrante da Comissão de Direito Penal.