Grüne, que também é representante do IAB no Rio Grande do Sul, afirmou que a Faculdade, assim como a Casa de Montezuma, permanece comprometida com a cultura jurídica e com a democracia. “Comemorar o passado também é uma maneira de inspirar futuras gerações de juristas, incentivando a inovação e a continuidade dos valores e ideais que têm guiado a Faculdade ao longo de sua história", disse ela.
Além de marcar o início das comemorações pelo aniversário da instituição, que foi inaugurada em fevereiro de 1900, o jantar também serviu de palco para a apresentação dos próximos investimentos da Faculdade. A direção pretende concluir a reforma do Salão Nobre e criar um memorial para contar a história e exibir objetos de ex-alunos ilustres.
Claudia Lima Marques
A diretora da Faculdade de Direito, Claudia Lima Marques, sublinhou que a instituição foi escola de muitas autoridades importantes, incluindo dois ex-presidentes da República: Getúlio Vargas e João Goulart. De acordo com ela, a criação do memorial irá celebrar os mais de 10 mil juristas formados pela entidade, cujos históricos seguem preservados. A Faculdade também foi berço jurídico para vários ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de ter formado 35 presidentes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
“É preciso celebrar a excelência dos nossos alunos e alunas. Também é tempo de agradecer aos professores, que fizeram desta instituição o que ela é: uma das melhores do Brasil e, segundo o jornal Estadão, a segunda melhor. Celebramos a competência deles e o engajamento na pesquisa e no ensino, assim como agradecemos aos nossos técnicos administrativos, que exercem um trabalho muito competente”, declarou Claudia Marques.
O memorial também irá destacar a importância de personagens femininas para a Justiça gaúcha, como o da primeira professora da Faculdade de Direito, Sulamita Cabral, da primeira presidente do Centro Acadêmico André da Rocha, Cléa Carpi, e da primeira presidente mulher do TJRS, Iris Helena Medeiros Nogueira.
Cláudio Moretti
Presidente da Associação Gestora do Fundo Patrimonial de Apoio à Faculdade de Direito da Ufrgs, Cláudio Moretti aproveitou a oportunidade para pedir à comunidade acadêmica e aos apoiadores do ensino jurídico doações para a instituição: “A remuneração do Fundo servirá para desenvolver e manter nosso patrimônio. Ele dará perenidade para essa instituição”.
A importância da entidade para a comunidade jurídica gaúcha foi destacada pelo presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia. Ele contou que o apoio à Seccional foi fundamental durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano. “A Ordem ficou sem a sua sede, mas a Faculdade de Direito da UFRGS nos acolheu e ficamos operando por lá. Não deixamos um advogado ou advogada sem o atendimento de suas demandas. Essa entidade é um centro de humanidade e solidariedade”, agradeceu Lamachia.
Da esq. para a dir., Carmela Grüne, Ricardo Antônio Lucas Camargo e Daniela Giacobbo
O jantar contou com a presença de diversas autoridades do sistema de Justiça, além de membros do IAB, como os consócios Ricardo Antônio Lucas Camargo, Daniela Giacobbo, Fabio Schneider e Igor Danilevicz.