Ao nomear os integrantes da mesa de honra, o presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz, destacou a presença da advogada. “A presidente do IAB tem trabalhado em absoluta harmonia com a Ordem”, afirmou Felipe Santa Cruz. Rita Cortez comentou o grande interesse do público pelo congresso. “É um evento inédito no formato digital, com expressiva participação da advocacia e de estudantes de Direito”, disse. De acordo com a advogada, “os quase cem mil inscritos demonstram que todos que participam do sistema de justiça estão comprometidos com o debate sobre o pós-pandemia, a partir da análise das repercussões jurídicas e sociais da crise sanitária”, afirmou.
A presidente falou, ainda, sobre a presença do Instituto no congresso. “O IAB se sente honrado e engajado nessa discussão, apoiando institucionalmente o evento, que conta com a participação de vários de nossos diretores e membros como palestrantes”, disse. Na quinta-feira (30/7), Rita Cortez presidirá a mesa na conferência magna que será ministrada pela professora Ligia Fonseca Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sobre o tema ‘Luiz Gama – 190 anos. Lições de resiliência e de Direito‘.
Ao abrir o evento, o presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz, pediu um minuto de silêncio em solidariedade aos familiares e amigos dos mais de 87 mil brasileiros mortos pela Covid-19. Em seguida, o advogado disse que o congresso “é uma oportunidade para se pensar em saídas para a crise sanitária, econômica, política e social, que tem repercussão direta no mundo jurídico”. Felipe Santa Cruz falou também sobre o papel da advocacia neste momento do País: “Buscar o diálogo e equilíbrio, e manter vigilância, para proteger a Constituição Federal”.
Também integraram a mesa de honra a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Cristina Peduzzi; o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins; o secretário-geral da OAB Nacional e coordenador-geral do evento, José Alberto Simonetti; a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público e coordenadora de Comunicação Social da OAB Nacional, Fernanda Marinela; o diretor-geral da ESA Nacional e coordenador executivo do evento, Ronnie Preuss Duarte; a conselheira federal e detentora da Medalha Rui Barbosa Cléa Carpi da Rocha e vários membros vitalícios do CFOAB.
Até sexta-feira (31/7), o evento reunirá 513 palestrantes nacionais e internacionais em 168 painéis e 17 conferências magnas. Farão palestras os diretores do IAB Ana Tereza Basílio, Arnon Velmovitsky, Eurico Teles, José Roberto Batochio, Luiz Felipe Conde, Paulo Penalva Santos e Sydney Sanches; a presidente da Comissão da Mulher, Deborah Prates, e o consócio Armando de Souza.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!