Sexta, 28 Maio 2021 22:20

Seis advogados do RS são empossados em sessão extraordinária virtual 

O ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) Claudio Lamachia e mais cinco advogados do Rio Grande do Sul tomaram posse coletivamente como membros efetivos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na sessão extraordinária virtual desta sexta-feira (28/5), conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez, no canal TVIAB no YouTube. “Estamos expandindo nacionalmente as nossas atividades acadêmicas, como também o número de consócios e representantes do IAB em todos os estados do País”, destacou a presidente. Ela também deu posse aos advogados André Abreu Bindé, Antônio César Peres da Silva, Cibele Franco Bonoto Schafer, Igor Danilevicz e Luiz Carlos Levenzon. 
Os novos membros efetivos foram indicados ao IAB pelo diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais e coordenador da atuação das Representações Estaduais do IAB, Jorge Folena; pela representante titular no RS, Carmela Grüne, e pelo representante adjunto, Paulo Joel Bender Leal. “É a primeira das muitas posses coletivas que realizaremos, sendo que a próxima será com advogados do Maranhão”, anunciou Jorge Folena. Incumbido de fazer a saudação aos novos consócios, Paulo Joel Bender Leal disse que “o IAB se engrandece ainda mais nesta noite com a posse dos novos colegas”. 

“Parabenizo a presidente Rita Cortez pela excelente condução do IAB neste momento importante de defesa da democracia”, disse Cláudio Lamachia, no início da sua saudação, após ser empossado. Em seguida, afirmou: “Se tive a honra de presidir a OAB do meu estado e o Conselho Federal da Ordem, agora tenho a honra ainda maior ainda de me tornar membro desta instituição que gerou a OAB”. 

Cibele Franco Bonoto Schafer optou por fazer parte da Comissão de Direito do Trabalho. “Este é um momento, de fato, muito especial, que se traduz em honra e legitimidade”, disse a nova consócia. Ela ressaltou também “a importância dos ensinamentos, das palavras e das ações utilizados na construção desta primeira célula da advocacia brasileira“. 

Templo maior – A Comissão de Direito Financeiro e Tributário ganhou os reforços de André Abreu Bindé e Igor Danilevicz. “A busca incessante do IAB por uma sociedade mais fraterna, desde a sua fundação, é o ideal que move a advocacia, razão pela qual me sinto muito honrado por passar a fazer parte do templo maior do Direito brasileiro”, disse André Abreu Bindé. Por sua vez, Igor Danilevicz falou: “Desde o Império, o IAB tem contribuído com o aprimoramento do pensamento jurídico brasileiro, tendo inclusive participado da primeira Constituição Republicana, o que implica grande responsabilidade aos que são investidos como membros da instituição”. 

O criminalista Antônio César Peres da Silva, ex-presidente da representação regional da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim-RS),  escolheu a Comissão de Direito Penal. “Não poderia deixar de mencionar, neste momento, a figura de Técio Lins e Silva, ex-presidente do IAB e um dos maiores nomes da advocacia criminal brasileira”, destacou o novo consócio, que acrescentou: “A companhia de cada um de vocês, nesta noite, me faz um homem ainda mais feliz, por integrar, a partir de agora, o estuário inarredável de todos aqueles que têm gosto pelo estudo do Direito”. 

Para a Comissão de Direito Empresarial irá Luiz Carlos Levenzon, que se colocou “à disposição do Instituto para o desenvolvimento dos trabalhos, com a mesma fibra dos tempos de juventude em que todos sonhavam com um mundo melhor”. 

Também estavam presentes na sessão extraordinária virtual os representantes do IAB no Mato Grosso, Fábio Capilé; em Santa Catarina, Sérgio Graziano, e no Distrito Federal, Joelson Costa Dias; e a presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), Sulamita Cabral, além de familiares dos novos consócios.