Os novos membros efetivos foram indicados ao IAB pelo diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais e coordenador da atuação das Representações Estaduais do IAB, Jorge Folena; pela representante titular no RS, Carmela Grüne, e pelo representante adjunto, Paulo Joel Bender Leal. “É a primeira das muitas posses coletivas que realizaremos, sendo que a próxima será com advogados do Maranhão”, anunciou Jorge Folena. Incumbido de fazer a saudação aos novos consócios, Paulo Joel Bender Leal disse que “o IAB se engrandece ainda mais nesta noite com a posse dos novos colegas”.
“Parabenizo a presidente Rita Cortez pela excelente condução do IAB neste momento importante de defesa da democracia”, disse Cláudio Lamachia, no início da sua saudação, após ser empossado. Em seguida, afirmou: “Se tive a honra de presidir a OAB do meu estado e o Conselho Federal da Ordem, agora tenho a honra ainda maior ainda de me tornar membro desta instituição que gerou a OAB”.
Cibele Franco Bonoto Schafer optou por fazer parte da Comissão de Direito do Trabalho. “Este é um momento, de fato, muito especial, que se traduz em honra e legitimidade”, disse a nova consócia. Ela ressaltou também “a importância dos ensinamentos, das palavras e das ações utilizados na construção desta primeira célula da advocacia brasileira“.
Templo maior – A Comissão de Direito Financeiro e Tributário ganhou os reforços de André Abreu Bindé e Igor Danilevicz. “A busca incessante do IAB por uma sociedade mais fraterna, desde a sua fundação, é o ideal que move a advocacia, razão pela qual me sinto muito honrado por passar a fazer parte do templo maior do Direito brasileiro”, disse André Abreu Bindé. Por sua vez, Igor Danilevicz falou: “Desde o Império, o IAB tem contribuído com o aprimoramento do pensamento jurídico brasileiro, tendo inclusive participado da primeira Constituição Republicana, o que implica grande responsabilidade aos que são investidos como membros da instituição”.
O criminalista Antônio César Peres da Silva, ex-presidente da representação regional da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim-RS), escolheu a Comissão de Direito Penal. “Não poderia deixar de mencionar, neste momento, a figura de Técio Lins e Silva, ex-presidente do IAB e um dos maiores nomes da advocacia criminal brasileira”, destacou o novo consócio, que acrescentou: “A companhia de cada um de vocês, nesta noite, me faz um homem ainda mais feliz, por integrar, a partir de agora, o estuário inarredável de todos aqueles que têm gosto pelo estudo do Direito”.
Para a Comissão de Direito Empresarial irá Luiz Carlos Levenzon, que se colocou “à disposição do Instituto para o desenvolvimento dos trabalhos, com a mesma fibra dos tempos de juventude em que todos sonhavam com um mundo melhor”.
Também estavam presentes na sessão extraordinária virtual os representantes do IAB no Mato Grosso, Fábio Capilé; em Santa Catarina, Sérgio Graziano, e no Distrito Federal, Joelson Costa Dias; e a presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), Sulamita Cabral, além de familiares dos novos consócios.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!