Quinta, 04 Fevereiro 2021 21:19

Fábio Túlio Barroso representa o IAB em sessão solene de posse no TRT/PE 

Representante titular do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) em Pernambuco, o advogado Fábio Túlio Barroso participou virtualmente, nesta quinta-feira (4/2), da sessão solene de posse da nova administração do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT/PE), com sede em Recife. O tribunal será presidido no biênio 2021/2023 pela desembargadora Maria Clara Saboya Albuquerque Bernardino, que ocupou o cargo de corregedora regional na gestão anterior. “A presidente promete agilizar as execuções trabalhistas e a melhoria das atividades jurisdicionais eletrônicas”, destacou Fábio Túlio Barroso. 
O advogado falou da relevância das medidas anunciadas: “Entendo importantes, como forma de dar efetividade aos direitos fundamentais reconhecidos em juízo, como também pela importância que a Justiça do Trabalho possui no estado democrático de direito, em que nenhum tipo de autoritarismo pode ser tolerado, seja decorrente de relação de emprego ou de qualquer natureza”. 

Maria Clara Saboya Albuquerque Bernardino foi eleita para a presidência com os votos de todos os 19 integrantes do Tribunal Pleno. Natural do Rio de Janeiro e graduada pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE, Maria Clara Saboya Albuquerque Bernardino foi nomeada, em 1984, para o cargo de auxiliar judiciário do TRT/PE. Em 1988, tomou posse no cargo de juíza, sendo promovida a desembargadora em 2009.  

No próximo biênio, a vice-presidência do tribunal vai ser exercida pela desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa. No cargo de corregedor regional, foi empossado o desembargador Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura. A nova administração do TRT/PE contará também com as atuações dos desembargadores Valdir José Silva de Carvalho, no cargo de diretor da Escola Judicial, e Fábio Farias, que será o ouvidor.