Sexta, 28 Agosto 2020 19:45

Carlos Eduardo Machado representa o IAB na posse de desembargador do TRF1 

O 3º vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Carlos Eduardo Machado, representou a entidade nesta sexta-feira (28/8) na solenidade virtual de posse do juiz federal César Jatahy, da Seção Judiciária da Bahia (SJBA), no cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), com sede no Distrito Federal. “É importante constatar que, nesse mundo triste de pandemia e milhares de mortes, a atividade jurisdicional não parou e o IAB continua presente e na luta por uma Justiça melhor”, disse o advogado, que desejou “todo sucesso ao desembargador César Jatahy na nova e relevante função”. 
A solenidade foi conduzida pelo presidente do TRF1, desembargador federal Ítalo Fioravanti Sabo Mendes. Integraram a mesa de honra os presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, e do Senado, Davi Alcolumbre, e o governador da Bahia, Rui Costa. O novo desembargador foi nomeado no dia 4 de agosto pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Natural de Salvador (BA), César Jatahy graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 1993, foi empossado no cargo de promotor de Justiça daquele estado.  

Tornou-se juiz federal substituto na Seção Judiciária da Bahia em 1998, e foi promovido, em 2001, a titular da 6ª Vara Cível da Seção Judiciária do Maranhão. Em 2004, foi removido para a Seção Judiciária da Bahia, tendo exercido a titularidade da 19ª Vara de Execução Fiscal, da 2ª Vara Criminal Especializada no julgamento de processos de  lavagem de ativos e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e da 24ª Vara Federal de Execução Fiscal, onde estava atualmente.