Terça, 06 Outubro 2020 20:59

‘A defesa da democracia exige uma advocacia forte’, afirma Rita Cortez em evento da OAB/RJ

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou da abertura, nesta terça-feira (6/10), do Projeto Memórias - As lutas democráticas da OAB/RJ, realizado pela Comissão de Relações Institucionais da Seccional. “A defesa da democracia exige uma advocacia forte”, afirmou Rita Cortez. A advogada elogiou a organização pela escolha dos membros efetivos do IAB João Baptista Lousada Camara, ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OABRJ, e Carlos Roberto Siqueira Castro, conselheiro federal, para atuar como palestrantes no evento, que foi transmitido no canal da entidade no YouTube.  
“É motivo de orgulho para o IAB, cuja trajetória conta não somente a história do Direito, mas a do Brasil, ter dois ilustres decanos convidados para dar depoimentos fundamentais para a preservação da memória das lutas travadas pela advocacia”, destacou a presidente. Rita Cortez elogiou o trabalho realizado pelo Centro de Documentação e Pesquisa da OABRJ: “É importantíssimo, pois um povo sem memória é um povo sem história”. 

O diretor do Centro de Documentação e Pesquisa, Aderson Bussinger, que atuou como mediador dos debates, falou da relevância da participação do IAB no projeto. “O Instituto é um magnífico repositório da memória”, afirmou. Diretor de Comunicação da OABRJ e presidente da Comissão de Relações Institucionais da Seccional, Marcus Vinicius Cordeiro, que também mediou as discussões, agradeceu a presença da presidente nacional do IAB: “Rita Cortez é parte da história da advocacia brasileira”.