Indicado pelo orador oficial do Instituto, Sérgio Tostes, José Geraldo Antonio teve sua carreira como juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) elogiada pelo proponente. Saudando o novo consócio, Tostes destacou que ele desenvolveu seu trabalho de forma exitosa, garantindo a defesa dos réus para que o clamor popular em casos midiáticos, como o de Daniela Perez e das chacinas da Candelária e de Vigário Geral, não tivessem influência nos resultados do júri. “Ele veio para engrandecer com sua sabedoria e sua lhaneza os quadros desta ilustre Casa”, disse o orador.
Carlos Eduardo Machado endossou os elogios a José Geraldo Antonio: “Ele é um homem simples, mas muito firme nas suas posições e muito justo”. O magistrado aposentado, que já foi membro honorário do Instituto enquanto atuava como juiz, agradeceu pela oportunidade de voltar à Casa de Montezuma como associado efetivo e garantiu que irá fazer parte da entidade “não só para ter um convívio auspicioso e juridicamente saudável com seus cultos e íntegros membros, mas, sobretudo, jurando respeitar e defender os seus princípios e postulados na luta permanente da democracia e das instituições democráticas”.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Paloma Peixoto Pinto, Carlos Eduardo Machado, Edmée da Conceição Cardoso e Sérgio Tostes
Paloma Peixoto, que foi indicada por Tostes, junto ao secretário-geral do IAB, Jorge Rubem Folena, também teve sua atuação profissional destacada. Definindo a nova consócia como uma advogada brilhante, o orador do Instituto afirmou que ela “vem engrandecer nossa Casa e trazer sangue novo, que é aquilo que faz o nosso Instituto ser uma instituição tão perene e tão vigorosa”, afirmou. Em seu discurso, Peixoto ressaltou a importância histórica do IAB e sublinhou a relevância da entidade para a defesa do Estado Democrático. “Ao integrar esta instituição, pretendo contribuir para as pesquisas e o fortalecimento do respeito ao Direito”, disse a nova integrante da Comissão de Direito Civil.
Da esq. para a dir., Rita Cortez, Jorge Rubem Folena, Patrícia Vianna de Medeiros Ribeiro, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso
O mesmo comprometimento com os trabalhos do IAB foi firmado por Patrícia Medeiros, que fará parte das comissões de Direito do Trabalho e de Inteligência Artificial e Inovação. A juíza titular do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região afirmou que a posse é um momento de muita honra e felicidade para a sua trajetória. “Tudo é em prol da justiça”, disse Medeiros, que foi indicada pela ex-presidente do IAB Rita Cortez e pela consócia Valéria de Sá Ribeiro. Ao saudar a empossada, Cortez sublinhou que tem certeza que Medeiros se juntará aos demais membros para contribuir muito com o IAB. “Essa crença do trabalho em conjunto, que é o objetivo de todos que ingressam no Instituto, não é só um compromisso coletivo, mas é também um compromisso individual com esta Casa. Eu fico muito feliz e satisfeita em poder dar boas-vindas”, completou.
João Pedro Drummond Marques Leitão
O último a ler o termo de posse no IAB foi João Pedro Leitão, que ingressou na entidade por indicação de Carlos Eduardo Machado. O 1º vice-presidente ressaltou que a renovação dos associados e a entrada de jovens talentos da advocacia é fundamental para a Casa de Montezuma. “A entrada do João Pedro, que é uma pessoa que tem o perfil para vir agregar ao Instituto, dará para nós, mais idosos, o conforto de que a luta continua, continuará e estará em boas mãos”, afirmou. O novo membro da Comissão de Direito Penal agradeceu pelo ingresso e afirmou que estar no IAB gera uma grande empolgação e desejo de dar reforço às atividades desenvolvidas na entidade: “Espero do fundo do meu coração corresponder à altura e poder contribuir com os trabalhos para que o prestígio desta Casa se perpetue ainda mais”.