O primeiro advogado a tomar posse foi Celso Barros Coelho Neto, que ingressou no Instituto através da indicação feita pelo representante da entidade no Piauí, Álvaro Mota, e pela consócia Fides Angelica de Castro Veloso Mendes Ommati. O novo membro da Comissão de Direito Processual Civil foi saudado pelo presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, que elogiou o trabalho dele à frente da Seccional da Ordem no Piauí. “Estou muito feliz de ver Celso como confrade e tenho certeza que, com a sua entrada, o Instituto só cresce, aumenta e melhora essa história de 180 anos muito bem conduzida pelas mãos do Sydney Sanches”, disse Bandeira. O empossado, que segue o legado associativo de seu avô, afirmou que a entidade encontrará sempre nele “um braço como operário para sempre frutificar e sempre fortificar as deliberações do IAB”.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Celso Barros Coelho Neto, Álvaro Mota, Alexandre Magalhães Pinheiro, Sydney Limeira Sanches e Edmée da Conceição Cardoso
Álvaro Mota ocupou a tribuna para saudar os dois novos membros do Piauí, destacando a importância de receber consócios do estado no Instituto. “Os dois colegas aqui empossados, com suas atuações, gestões, ações e pela força de seus currículos honram essa instituição, mas honram sobretudo a eles mesmos e a terra de onde vieram”, disse Mota. Ele, que também indicou Alexandre Pinheiro junto ao secretário-geral do IAB, Jorge Rubem Folena, ainda ressaltou a destacada atuação do consócio como advogado do campo empresarial, com passagem profissional pela administração pública de Teresina. Pinheiro, segundo Mota, também é “focado no desenvolvimento econômico do Piauí”. Emocionado, o novo membro da Comissão de Direito Empresarial afirmou que a posse na Casa de Montezuma é um momento singular em sua carreira. “Honrarei esta indicação tentando humildemente contribuir com os quadros do IAB”, afirmou.
Júlio Moreira Gomes Filho
Definido como um talentoso advogado, Júlio Gomes foi saudado pelo representante institucional do IAB no Maranhão, Daniel Blume, que o indicou à entidade junto com a presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Rita Cortez. Em sua saudação, Blume ressaltou que o empossado é um profissional “sempre atento à preservação das liberdades, da democracia e da justiça e um jurista empenhado no fortalecimento da inteligência jurídica nacional”.
Daniel Blume
Os elogios foram reiterados por Rita Cortez, que deixou mensagem parabenizando Júlio Gomes e sublinhando que “sua posse é fruto do incessante trabalho de acolhimento da advocacia radicada em todos os estados da Federação na Casa de Montezuma”. O ingresso, nas palavras de Júlio Moreira, representa também uma grande honra. Em seu discurso, o novo membro da Comissão de Direito Civil afirmou que entrar no IAB “significa, antes de tudo, resgatar a cultura jurídica brasileira, o humanismo e o Estado Democrático de Direito”.
Marcia Dinis
A Comissão de Criminologia ganhou o reforço de Caio Badaró, que foi indicado pela presidente do grupo, Marcia Dinis. Definindo a experiência do consócio como uma das mais qualificadas do Direito, Dinis saudou o empossado e sublinhou a alegria em ser sua madrinha no IAB. “Ele tem um olhar para o Direito que é exatamente o que nós queremos hoje: um Direito engajado e um Direito como instrumento de promoção de justiça social. Isso se coaduna perfeitamente com o escopo da Casa de Montezuma”, disse a advogada. Em seu primeiro discurso como membro, Badaró disse estar honrado em fazer parte de um Instituto que está há quase dois séculos sendo pioneiro na defesa do Estado de Direito. “Me sinto inspirado e animado a contribuir com as diversas frentes de batalha do Instituto, que permanecem sem dúvida em sua firme tradição democrática e republicana, mas se revelam também atentas aos novos desafios que o mundo contemporâneo impõe à advocacia”, completou.
Caio Badaró Massena
A importância da entrada de consócios de outros estados no IAB também foi destacada no discurso do presidente da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, Adilson Pires, que, junto com a membro do mesmo grupo Thaís Boia Marçal, indicou Fernando Marcelo Mendes à entidade. Pires também exaltou a trajetória profissional de seu indicado, que é ex-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). “É um cargo importantíssimo de representação de toda uma categoria no Brasil”, disse o advogado. Thaís Boia Marçal reforçou que a entrada de Mendes é um ganho para o Instituto. “É com grande alegria que o recebemos aqui na Casa de Montezuma. É importante que tenhamos pessoas como Fernando, unindo a academia com a prática”, afirmou. Ressaltando a honra em fazer parte das comissões de Direito Administrativo e de Direito Financeiro e Tributário, o novo consócio disse que pretende contribuir com o trabalho do IAB: “Pretendo me colocar aqui, aprender com vocês e trazer a experiência que tive como juiz”.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Adilson Pires, Thaís Boia Marçal, Fernando Marcelo Mendes, Sydney Limeira Sanches e Edmée da Conceição Cardoso