A presidente nacional do IAB acrescentou: “Estou muito feliz por estar aqui no mês da mulher e faço a minha homenagem às serventuárias desta Casa, em nome da professora Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati, presidente da Academia Piauiense de Letras Jurídicas, que tem uma importante história na educação jurídica deste estado”. A presidente ressaltou, ainda, o papel do IAB para a advocacia e a sociedade: “Ajudamos a conduzir a advocacia do País e atuamos na defesa da soberania e das lutas da população, dando a nossa contribuição para o estado democrático de direito, a liberdade e a igualdade”.
Álvaro Fernando da Rocha Mota agradeceu a homenagem e comentou com entusiasmo a inauguração da subsede do IAB no estado, que ocorreria horas depois: “A representação do Instituto no Piauí é um projeto vitorioso de concretização da expansão nacional da entidade”. De acordo com ele, “é uma honra poder homenagear o IAB e a sua presidente, Rita Cortez, segunda presidente mulher e a primeira a ser reeleita, que fez e está fazendo uma gestão revolucionária”.
O deputado Henrique Pires destacou a importância de homenagear não somente o IAB, mas também o IAP: “A criação do Instituto, em 7 de julho de 1931, antecede a da seccional da OAB no Piauí”. Sydney Sanches também fez uso da palavra: "Agradeço ao deputado Henrique Pires por nos receber nesta Casa da Democracia e digo que é uma grande felicidade ver a capilaridade nacional do IAB, que cada vez mais integra os advogados do Brasil inteiro".
Durante a sessão especial, foi feito um minuto de silêncio em memória de Deusdedit Sousa, ex-presidente da OAB-PI, que morreu aos 100 anos, no último dia 2. Também estava presente na cerimônia o conselheiro federal pelo Piauí Shaymmon Emanoel Rodrigues de Moura Sousa.