NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 05 Outubro 2022 00:23

Ayres Britto afirma no IAB que a alternativa à democracia é a ditadura e a barbárie

Carlos Ayres Britto Carlos Ayres Britto

Ao falar sobre o momento atual do Brasil, durante um painel sobre Eleições e desinformação, no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), nesta terça-feira (4/10), o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto afirmou: “Minha palavra de alerta é no sentido de cerrarmos fileiras, todos, em torno do princípio da democracia, sem o qual tudo o mais é nada, é barbárie. A democracia só é radical em uma coisa: ela não admite alternativa, porque a alternativa é a ditadura, a barbárie”.

O painel, aberto pelo presidente nacional do IAB, Sydney Sanches, fez parte do evento Eleições democráticas no Brasil, que foi transmitido durante todo o dia pelo canal TVIAB no YouTube. O debate da tarde girou em torno da influência das fake news nas campanhas eleitorais. Também participaram do painel, como palestrantes, o professor titular de Direito Constitucional da Uerj Carlos Roberto de Siqueira Castro e a presidente da Comissão de Direito Eleitoral do IAB, Vânia Aieta. O ex-deputado Miro Teixeira presidiu a mesa de debates e a diretora de Comunicação do IAB, Carmela Grüne, atuou como debatedora. 

Da esq. para a dir., em cima, Miro Teixeira, Carlos Roberto de Siqueira Castro e Carmela Grüne; embaixo, Sydney Sanches, Carlos Ayres Britto e Vânia Aieta

Ayres Britto descreveu o ambiente eleitoral ideal como um ambiente de celebração, de festa, de regozijo. “Por isso a quadra que vivemos neste momento no Brasil é preocupante. Nunca vi este país tão desunido”, afirmou. Sobre a desinformação, o ex-ministro disse: “O indivíduo bem informado tem mais condições de fazer suas escolhas. A informação é também condição de cidadania. A soberania do voto é precedida da nossa cidadania. Daí, vêm as fake news e sabotam a trindade única: pensamento, expressão e informação”. Segundo o ex-ministro, a democracia está sendo alvo de ataque, mas ele ressaltou: “A nossa Constituição tem vergonha na cara, porque fez da democracia o seu princípio mais alto”.

Carlos Roberto de Siqueira Castro ressaltou que há uma vasta bibliografia a respeito da desinformação, o que demonstra que esse é um fenômeno recorrente. “A tecnologia da informação não é um mal em si mesma, depende do uso que se faz dela. O Direito contemporâneo pós-moderno tem feito um esforço enorme para enfrentar essa questão”, disse ele. Sobre as ameaças à democracia, o professor afirmou: “Não é suficiente a defesa romântica da democracia; é fundamental uma defesa militante da democracia”. 

Vânia Aieta lembrou que, “nesses tempos de desinformação, a liberdade de expressão tem sido usada para tudo”. Para ela, essa ideia traz mensagem de ilimitada tolerância. “Temos que ficar alertas a isso, lembrando que toda tolerância tem um limite ético. As pessoas podem falar o que quiserem, mas têm que responder por aquilo que dizem e fazem”, afirmou a professora. “Precisamos combater todo esse ambiente de mentiras com confronto de boa informação. Precisamos evitar a descredibilização da imprensa”, concluiu.

Membro da Comissão de Defesa da Democracia, das Eleições e da Liberdade de Imprensa, Carmela Grüne afirmou: “O direito de escolher as pessoas que irão ocupar os cargos eletivos está intrinsecamente ligado à possibilidade de receber informações fidedignas, precisas e oportunas, para que não haja influência sobre as escolhas, respeitando-se os padrões mínimos de segurança da informação, de forma imparcial e não intimidatória”.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173