“A nova composição do tribunal é muito técnica, humanista, respeitadora da voz das urnas e das sensíveis prerrogativas dos advogados eleitoralistas, decorrentes da urgência e da velocidade do processo eleitoral”, afirmou André Marques. Em seu discurso de posse, o novo presidente do tribunal classificou a urna eletrônica como um instrumento fundamental para evitar fraudes eleitorais e criticou as tentativas de restabelecimento do voto impresso. Elton Leme afirmou que a sua gestão “não será marcada por fortes guinadas" e que irá trabalhar para que a corte preserve o conceito de "melhor TRE do País", conferido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Um vídeo com uma saudação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, ao novo presidente da corte eleitoral fluminense foi exibido na sessão solene. Elton Leme e o governador do Rio, Cláudio Castro, assinaram um Termo de Cessão, por meio do qual um prédio do Estado, situado na Rua da Alfândega, no Centro, foi cedido para que o TRE/RJ construa a sua nova sede.
A presidente da Comissão de Direito Eleitoral do IAB, Vânia Aieta, que falou na sessão em nome dos advogados eleitoralistas, destacou que “o maior desafio da Justiça Eleitoral, hoje, é o combate às milícias digitais que, em busca do voto, contaminam o salutar debate eleitoral”.
A sessão solene contou, ainda, com as presenças do procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos; do presidente do TJRJ, desembargador Henrique Figueira, e dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, Marco Aurélio Bellizze, Antônio Saldanha Palheiro, Ricardo Villas Bôas Cueva, Paulo de Tarso Sanseverino e João Otávio de Noronha.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!