INSTITUCIONAL

NOTAS INSTITUCIONAIS

Sexta, 30 Setembro 2022 19:21

Nota em defesa das eleições e do resultado das urnas

 

No próximo domingo, dia 2 de outubro, a eleição para presidente da República será uma das mais importantes da história do Brasil. Nos últimos anos – e em especial ao longo deste sensível ano –, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), entidade jurídica mais antiga das Américas, se ocupou, no âmbito de suas obrigações estatutárias, em denunciar e se insurgir contra todos os atos promovidos contra a democracia brasileira e suas Instituições.

Nestas eleições, decidiremos a sobrevivência de nossa democracia e a higidez do Estado Democrático de Direito. O próximo domingo será o dia de rechaçar a intolerância e escolher pela dignidade da pessoa humana, dos direitos humanos, da preservação ambiental, da liberdade de gênero, do combate à discriminação, dos direitos culturais e da certeza de que poderemos seguir um caminho no sentido de alcançar uma democracia efetivamente social, nos termos estabelecidos em nossa Constituição Cidadã. 

As candidaturas apresentadas nos permitem identificar com segurança os candidatos comprometidos com tais pilares republicanos e, também, afastar o atraso civilizatório enfrentado pelo País nos últimos anos, dilacerados por práticas que negam a democracia e seus princípios fundadores. A tais abjetos ataques a sociedade democrática reagiu e, no próximo dia 2 de outubro, irá optar por expurgar o radicalismo e restaurar o papel de destaque de nossa reconhecida democracia perante a comunidade internacional. 

Nesse dia, os governadores e prefeitos têm o dever e a obrigação de permitir o amplo e gratuito acesso ao transporte público, para que cidadãs e cidadãos aptos a votar possam se dirigir às zonas eleitorais e manifestar livremente o direito de escolher aqueles que serão responsáveis pelas políticas públicas no Brasil nos próximos quatro anos. Por meio do voto livre e independente, será possível viabilizar o expurgo do autoritarismo, do negacionismo à ordem democrática e do atraso. 

O IAB exorta brasileiras e brasileiros a ratificarem seus compromissos com nossas instituições e a confirmarem a segurança de nossas urnas eletrônicas, a fim de que seus resultados sejam prontamente respeitados, encerrando-se um ciclo de desconfianças plantadas por meio da desinformação, que não irão prosperar nesses dias que antecedem ao escrutínio. O IAB confia no futuro digno de nosso País e na força da sociedade brasileira. E reafirma seu compromisso com a intransigível defesa do Estado Democrático de Direito.

Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2022.

 

INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS
Sydney Sanches
Presidente

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173