Domingo, 14 Junho 2020 12:08

Nota de pesar – Nelson Joaquim

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) manifesta profundo pesar pela morte, aos 75 anos, do consócio Nelson Joaquim, ocorrida neste domingo (14/6), no Rio de Janeiro. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o advogado ingressou no IAB em 1991, onde presidia a Comissão de Educação e Relações Universitárias. Era, ainda, 3º vice-presidente da Comissão de Filosofia do Direito e membro da Comissão de Igualdade Racial. Em 2008, foi agraciado pelo Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (Ipae) com o Prêmio Destaque em Direito Educacional, pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da educação no Brasil.
Nelson Joaquim tinha pós-graduação com especialização em Direito Civil, Romano e Comparado pela UFRJ e em Educação a Distância pelo Senac-Rio, além de mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF). Foi professor de Metodologia da Pesquisa do Projeto de Educação a Distância, na Associação Educacional São Paulo Apóstolo, e de Introdução ao Direito Educacional, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Nelson Joaquim também atuou como professor convidado do Instituto Justiça Negra – Luiz Gama, com sede no Rio de Janeiro. Ele é autor do livro ‘Direito educacional brasileiro – história, teoria e prática’, publicado pela Livre Expressão, em 2009, e de dezenas de artigos, entre os quais ‘A educação e o meio ambiente à luz dos direitos da personalidade’, ‘Igualdade e discriminação’, e ‘O ensino e os desafios do Direito Educacional brasileiro’.