O presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros, Técio Lins e Silva, comentou em entrevista nesta sexta-feira (1°) durante o I Congresso Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros em João Pessoa o papel dos advogados na construção de um novo Brasil.
"Vivemos uma crise política, jurídica... temos um congresso desacreditado, um judiciário questionado, a mídia batendo na Justiça, um fundamentalismo repressivo posto em prática, além da ideia de encarceramento", disse acrescentando que a sociedade parece estar vivendo os idos de 1964 quando o Brasil sofreu um golpe de estado e teve então uma ditadura de 20 anos implantada.
Silva ainda destacou que a ditadura teve em seu fim a elaboração da Constituição de 1988, mas que esta não tem sido respeitada. "Ela é desobedecida inclusive pelo Supremo Tribunal Federal (STF)", reclamou.
O presidente comentou que o Instituto dos Advogados do Brasil construiu as bases para a OAB. "Temos a responsabilidade histórica de debater a responsabilidade do advogado na construção de um Brasil novo", disse.
Escolhida pela 'simpatia e cultura jurídica', João Pessoa sedia o evento que vai de 31 de agosto a 2 de setembro. Técio Lins e Silva comentou que a cidade tem vocação para receber eventos jurídicos e é um importante pólo, intelectualmente falando, no Nordeste.
Marília Domingues/ Fernando Braz
Fonte: http://www.paraiba.com.br/2017/09/01/26113-em-congresso-presidente-do-iab-diz-que-brasil-vive-momento-parecido-com-a-pre-ditadura