por O Globo
RIO - Em meio ao debate da reforma política no Congresso, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) pretende evitar que os parlamentares produzam um arremedo de reforma apenas para viabilizar o financiamento das campanhas eleitorais no ano que vem. Foi criada no IAB uma comissão para discutir o assunto. O colegiado é presidido pela ex-ministra do TSE Luciana Lóssio.
O advogado André Marques, um dos especialistas que integram a comissão, afirma que o Congresso faz hoje apenas um simulacro de reforma.
- Até agora, o que vemos é um arremedo de reforma política que estão tentando fazer no Congresso, cujo objetivo claro e único é encontrar uma saída para o financiamento das campanhas para as eleições do ano que vem, e com o viés de beneficiar os que já detêm mandato - critica o advogado.
Segundo André Marques, o Distratão vai acabar com o sistema proporcional e, apesar de dar vagas aos que terão mais votos, vai criar áreas sem representatividade política.
Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/comissao-do-instituto-dos-advogados-brasileiros-iab-avalia-a-reforma-politica-21712402