IAB NA IMPRENSA

NA MÍDIA

Capacitação profissional marca primeiro dia do Congresso Nacional da IAB

22min
Evento reúne grandes nomes do Direito do país, profissionais e estudantes da área

 

 

Foto: Divulgação
Oportunidade para aprender e trocar de experiências. Foi assim o primeiro dia do Congresso Nacional do IAB, que teve início nessa quinta-feira (31). O evento que reúne os grandes nomes do Direito do País, além de profissionais e estudantes da área, teve seu início com uma vasta programação de workshops e apresentação de trabalhos.

 

Os dois workshops iniciais abordaram temáticas para aprovação em concursos públicos e da Ordem dos Advogados do Brasil. No workshop “Técnicas de estudo para concurso”, ministrado pelo servidor do Tribunal do Regional do Trabalho no Estado de Pernambuco, Dr. Kalebe Dionísio, os participantes puderam conhecer um pouco da trajetória do palestrante, além de obter conhecimento sobre como conseguir êxito em concursos públicos. “Organização, estudo e motivação são três elementos para aprovação em um concurso. É preciso encarar cada um deles como objetivo de vida. Se não passar, valeu a experiência”, afirmou.

Para o estudante do 6º período do curso de Direito de uma instituição de ensino privada, em João Pessoa, Ewerton Rodrigo, o workshop de “Técnicas de estudo para concurso” foi uma oportunidade de aprender com quem entende do assunto.

“Hoje a gente sabe que dentro do contexto jurídico é muito comum enveredar para o lado de concursos. O workshop  apresentou dicas e somou muito a minha formação na área do Direito”, disse o estudante.

No workshop “Preparação para exame da OAB”, ministrado pelo advogado e coordenador adjunto do curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, Dr. Arthur Souto; pelorocurador do Estado da Paraíba, Dr. Roberto Mizuki e o pelo mestre em Direito Econômico, Dr. Hebert Vieira Durans, os congressistas puderam conhecer melhor as etapas da prova. “Para passar na prova da OAB é preciso ser um estudante responsável, além de saber dizer 'não' para os prazeres e diversões”, destacou Mikuzi.

Mais capacitação - Dando continuidade às atividades do primeiro dia de congresso, no período da noite, foram realizados outros três workshops. O workshop sobre “Direito Societário (compliance, inseder trading e sociedade empresária)”, ministrado pelo diretor do IAB, Dr. João Castellar; pelo diretor do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados da Paraíba, advogado, dr. Ricardo Franceschini abordou sobre leis que trouxeram inovações para as medidas de combate à corrupção. João Castellar destacou a importância de se abordar um tema como o Direito Societário, em um evento como o Congresso Nacional do IAB. “É um tema atual e vem de necessidades para que o Brasil fique em conformidade com outros países. Pois o uso de informações privilegiadas tem ocorrido bastante em grandes cidades como Brasília, São Paulo. É um tema oportuno para que o Brasil fique em conformidade com outros países com que ele negocia”, explicou.

Em “Oratória Jurídica”, conduzido pela consultora e gestora empresarial Dra. Shirleiy Almeida, os congressistas puderam obter mais conhecimento acerca de como se comportar na hora de falar em público. Segundo ela, um dos diferencias de um profissional está em se destacar na comunicação. “É preciso ter técnica para usar em benefício próprio na hora de falar em público”, destacou. Além disso, a gestora empresarial deu algumas orientações para que haja uma boa comunicação em público. “Preparar o conteúdo, estudar, participar de cursos para saber o que pode ou não fazer durante uma fala em público, ter cuidado com a expressão corporal são algumas pontos que vão contribuir para o bom desenvolvimento na hora da fala”, pontuou.

Já o workshop sobre “Licenciamento Ambiental no Brasil”, ministrado pela Dra. Leila Pose Sanches tratou do processo histórico do licenciamento ambiental e princípios que envolvem o Direito Ambiental no País.

O evento - de acordo com a organização do evento, o primeiro dia do Congresso Nacional do IAB contou com cerca de 500 participantes.  Nesta sexta-feira (1), segundo dia do Congresso Nacional do IAB, a programação traz palestras, mesas redondas e muito conhecimento. O evento está sendo realizado pela Luz Criações e acontece no Centro de Convenções de João Pessoa até o próximo sábado (2). A programação completa pode ser conferida aqui: www.congressoiab.com.br

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173