COMISSÕES

RESENHAS

Resenha da Reunião da Comissão de Direito Ambiental - 29/10/2021



Aos vinte e nove dias do mês de outubro de dois mil e vinte e um, às dezesseis horas, por meio de videoconferência, reuniu-se, extraordinariamente, a Comissão de Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros, sob a presidência do sócio Dr. Paulo de Bessa Antunes, presentes os sócios Dr. Antônio Seixas, Dr.ª Isabella Guerra e Dr. Rômulo Sampaio.

Justificaram a ausência os sócios Dr. Alexandre Sion, Dr.ª Alice Neves, Dr. Cássius Clei de Aguiar, Dr. Délton Carvalho, Dr. Jorge Alex Athias, Dr.ª Leila Pose e Dr.ª Marcelo Motta Veiga.  Na pauta, a apresentação do parecer de autoria do presidente sobre o projeto de lei complementar cento e cinquenta e sete, de dois mil e vinte e um.

Em sua exposição, o presidente destacou os impactos da proposta de criação de uma Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento Sustentável na região da Costa Verde Fluminense e do Programa Especial de Desenvolvimento do Pólo Turístico de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba, demonstrando o retrocesso na tutela ambiental e a violação de compromissos internacionais que a iniciativa representa.

O presidente ressaltou a inconstitucionalidade flagrante do projeto de lei complementar, bem como a violação a Convenção cento e sessenta e nove da Organização Internacional do Trabalho, que assegura a participação prévia dos povos indígenas e comunidades tradicionais nos processos decisórios.

O parecer foi debatido e aprovado por unanimidade. O presidente informou que a próxima reunião ordinária da comissão será em doze de novembro, com a participação do advogado Mauricio Guetta, do Instituto Socioambiental (ISA). Nada mais havendo a tratar, o presidente encerrou a sessão e, para constar, eu, Antônio Seixas, secretário, lavrei a presente ata.
 
 
Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2021

 
José Antônio Seixas da Silva
Secretário-Geral da Comissão de Direito Ambiental
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173