NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 25 Março 2021 23:46

‘Temos a obrigação de exercer o papel de liderança da advocacia feminina’, afirma Rita Cortez

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou a mesa de honra virtual na solenidade de abertura da Conferência Estadual da Mulher Advogada - Estudos em homenagem à professora Luciana Esteves, promovida na noite desta quinta-feira (25/3) pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Amapá (OAB/AP). “Temos a obrigação de exercer o papel de liderança da advocacia feminina, para dar cumprimento aos programas que traçamos e atingir os nossos objetivos voltados para a igualdade de gênero”, afirmou a presidente.  Segundo a advogada trabalhista, “não é fácil ser líder e uma mulher empoderada num país marcado pelo machismo e o racismo estruturais”. A conferência, que irá se estender até sábado (27/3), foi aberta pelo presidente da OAB/AP, Auriney Brito, que também é o representante institucional do IAB no Amapá. 
Integraram a mesa de honra a vice-presidente da Seccional, Patrícia Almeida; a secretária-geral, Sinya Gurgel Juarez; a conselheira Camila Ilário, e a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Daniela Borges. A conferência magna de abertura foi feita pela advogada Vera Pinheiro, que tratou do tema Mulher advogada, abrindo as portas de um novo contexto jurídico profissional.

Rita Cortez ressaltou a importância do empoderamento feminino: “Ele é indispensável para superarmos as nossas dependências econômicas e sociais, que são históricas, e nos libertarmos da dominação política”. A advogada trabalhista enfatizou a necessidade de união entre as mulheres. “Não podemos, em momento algum, abandonar a nossa sororidade, que, mais do que solidariedade e fraternidade, é ter cuidado, empatia e amor por outras mulheres”, disse.

O evento conta com o apoio do IAB, da Escola Superior de Advocacia Nacional da OAB (ESA Nacional), da Associação das Mulheres Advogadas do Amapá (Amadap), da Associação Brasileira de Advogadas Criminalistas (Abracrim) e da Associação dos Jovens Advogados do Amapá (AJAAP). Nos próximos dois dias serão realizadas palestras dedicadas a temas como Peculiaridades da advocacia criminal e a atuação da mulher advogada, Desafios do início da carreira da jovem advogada e Direitos e prerrogativas da advocacia pública, entre outros.
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173