A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), e contou com a participação do ex-presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, do subprocurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Eduardo Lima Neto, e dos deputados estaduais Max Lemos (Pros), Martha Rocha (PDT) e Noel de Carvalho (SDD). Durante a homenagem, o presidente do IAB ressaltou a admiração que sente pelos homenageados e, em especial, por Simonetti e Bandeira, de quem acompanha as atividades com mais proximidade. “Para o Instituto dos Advogados é uma segurança saber que as instituições que defendem a classe estão guardadas. O País, as suas instituições e a defesa da constitucionalidade se encontram devidamente preservados pelo trabalho dos homenageados”, disse.
Sydney Sanches. Foto: Rafael Wallace/Divulgação Alerj
O reconhecimento do Parlamento fluminense foi concedido aos homenageados por meio de projetos de resolução de autoria do presidente da Alerj. Ceciliano destacou que é importante congratular a cooperação das instituições de Direito com o Estado do Rio. “Para nós é uma honra poder homenagear e reconhecer o trabalho da OAB Nacional, que esteve presente nos momentos mais difíceis da democracia ao longo da história”. Beto Simonetti, que preside a OAB desde fevereiro, afirmou que “receber a maior honraria concedida pela Alerj é algo que marca a minha trajetória na advocacia”. Ele dividiu a medalha com os quase 1,3 milhão de advogados brasileiros.
Em agradecimento ao recebimento da mesma medalha, Paulo Victor Lima destacou a relevância da valorização do trabalho da Ordem. Falando pela Corregedoria, em especial, ele frisou que a instituição tem atuado continuamente para assegurar os direitos da população. “É uma honra receber essa medalha junto às minhas lideranças, é um reconhecimento da importância da advocacia no nosso estado”, concluiu. Agraciado com o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Bandeira agradeceu o apoio dos parlamentares às atividades dos operadores do Direito nos últimos anos. “Tivemos diversas vezes pautas relevantes aprovadas para beneficiar os advogados e advogadas fluminenses. Esperamos avançar ainda mais neste segundo mandato, garantindo os direitos e as prerrogativas da advocacia e contribuindo para a recuperação efetiva do estado”. A Alerj também estendeu a homenagem a todos os presidentes das subseções da OAB/RJ.