A presidente nacional do IAB, Rita Cortez, que por questões de saúde não pôde se deslocar do Rio de Janeiro para Rondônia, falou sobre o objetivo da agenda de inaugurações de subsedes estabelecida pela atual Diretoria: “Queremos ampliar o trabalho da nossa instituição e estreitar laços com as entidades de representação da advocacia, notadamente com as seccionais”. De acordo com Rita Cortez, “a nomeação de representantes estaduais, responsáveis pela criação e inauguração das subsedes, demonstrou ser uma política adequada ao IAB, que tem abrangência nacional”. A advogada acrescentou: “Estou orgulhosa da nossa subsede em Rondônia e agradeço o prestígio emprestado pelo presidente Márcio Nogueira, pela diretoria e toda a advocacia rondoniense”.
Sydney Sanches e Jorge Folena também destacaram a importância da expansão do Instituto. De acordo com o 2º vice-presidente, “a inauguração da subsede é mais uma etapa no processo de consolidação espacial das representações estaduais”. Segundo ele, “é o IAB cumprindo o seu desiderato originário de ser uma instituição forte e representativa em todos os estados da federação, permitindo ações locais que venham a repercutir nacionalmente”.
Para Jorge Folena, “a inauguração da subsede de Rondônia representa a aproximação do IAB com a advocacia da região Norte”. De acordo com o diretor, “na solenidade, houve pedidos de filiação feitos por 20 advogados, que são importantes intelectuais do pensamento jurídico local e irão engrandecer e fortalecer nossa IAB no cenário jurídico nacional”. Na opinião de Breno Dias de Paula, “sendo o IAB um defensor intransigente do estado democrático de direito e da soberania nacional, torna-se imperiosa e relevante a criação de subsedes e representações em todo o País”. Também compareceu à inauguração o ex-presidente da OAB/RO Elton José Assis, que antecedeu o atual presidente.