Também esteve presente a diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches. Um nome popular durante a pandemia da Covid-19, Margareth Dalcolmo reuniu em sua solenidade de posse vários imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), como a atriz Fernanda Montenegro, o cantor e compositor Gilberto Gil, os jornalistas Merval Pereira e Zuenir Ventura e o professor Arnaldo Niskier. Sua comissão de honra foi composta pelos acadêmicos Paulo Niemeyer Filho, Daniel Tabak, Eliete Bouskela, Paulo Buss, José Medina Pestana e Natalino Salgado Filho.
A nova acadêmica foi saudada por Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, que ressaltou a importância de Margareth Dalcolmo na ciência e na Fiocruz, instituição da qual ambos fazem parte e onde trabalharam juntos em pesquisas iniciais sobre a Covid-19. Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro lembrou que, durante a pandemia, ela teve um papel fundamental para que a população tivesse acesso a informações verdadeiras sobre vacinas, cuidados e a Covid-19. O acadêmico acrescentou que Margareth Dalcolmo se tornou uma figura conhecida em todo o País como “o rosto da tranquilidade e segurança sobre a doença”.
Em seu discurso de posse, Margareth Dalcolmo relembrou os outros ocupantes da cadeira nº 12, entre eles Azor José de Lima, e citou uma frase que seu antecessor costumava dizer às suas quatro filhas: “O mundo é dos homens e as mulheres devem buscar o seu lugar no mundo”. Ela também mencionou os acadêmicos que a incentivaram a entrar para a ANM, entre eles, Pietro Novellino, Antonio Egidio Nardi, José Carlos do Valle, Carlos Alberto Basílio e Orlando Marques Vieira. Para finalizar, a recém-chegada abordou a pandemia da Covid-19 e ressaltou a importância da vacinação e do Programa Nacional de Imunização.