A solenidade também contou com a participação dos representantes institucionais da entidade no Rio Grande do Sul, Paulo Joel Bender Leal e Carmela Grüne, do secretário geral do IAB, Jorge Rubem Folena, da ex-presidente da entidade Rita Cortez, do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, do presidente do TRT da 4ª Região, Francisco Rossal de Araújo, da diretora do Fundo da Justiça Estadual de Santo Ângelo, Marta Moreira, de João Batista Santos da Silva, representante do prefeito da cidade, e outras autoridades. A inauguração, segundo Paulo Leal, é motivo de orgulho para Santo Ângelo, “especialmente pelo fato de que a partir de agora existe um canal privilegiado para realizar grandes eventos na cidade”.
O coordenador das subsedes, Jorge Rubem Folena, afirmou que o maior desafio do IAB hoje é, justamente, expandir os trabalhos para fora das capitais. “É um sonho nosso fazer com que o Instituto se aproxime da advocacia. O IAB é dos advogados brasileiros e aqueles que quiserem fazer parte da nossa instituição poderão”, afirmou. No mesmo sentido, Carmela Grüne destacou que “a interiorização do Instituto dos Advogados é um fato histórico”. Para a advogada, o movimento possibilita que os profissionais de Direito se aperfeiçoem no âmbito jurídico e crítico. “Nós temos que estar onde a advocacia está", afirmou Rita Cortez, que durante sua gestão como presidente da entidade intensificou a expansão nacional.
Leonardo Lamachia e Francisco Rossal, que ingressaram no IAB durante o evento, destacaram a importância de reforçar a união da classe iniciada na Ordem dos Advogados. “As raízes que nos unem vão nos tornar ainda mais fortes”, disse Lamachia, lembrando a importância da aproximação da entidade com os profissionais do Direito para escuta e avanço das demandas dos colegas. A inauguração também marca, de acordo com Rossal, um novo momento para os advogados da cidade, que farão parte da manutenção de um Instituto quase bicentenário: “Agora é de nossa responsabilidade mantê-lo por amor ao conhecimento, pela ciência jurídica e, principalmente, pelo compromisso de melhorar a nossa sociedade”.