Primeira mulher a presidir a OAB/SP, Patricia Vanzolini também participou da abertura e anunciou a medida: “A representação, que será protocolada na tarde de hoje na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foi assinada também por todas as 18 deputadas estaduais, com o objetivo de exigir medidas imediatas contra o parlamentar, que disse coisas que podem ser classificadas como desumanas”. Também manifestaram repúdio ao episódio os presidentes da Aasp, Mário Luiz Oliveira da Costa, que conduziu o evento, e do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Renato de Mello Jorge Silveira.
Rita Cortez falou sobre a programação de eventos organizados pelo IAB para o mês de março: “Teremos palestras que serão feitas por destacadas mulheres do mundo jurídico sobre questões de enorme interesse do universo feminino, como a ocupação cada vez maior dos espaços de poder, que continuam sendo majoritariamente masculinos”. De acordo com a advogada trabalhista, “é preciso investir mais no empoderamento, que é a conscientização coletiva das mulheres a respeito dos seus direitos sociais e civis, para que seja superada essa histórica dependência econômica e social que ainda permanece para grande parte da população feminina”.
A programação do evento, que se estenderá até quinta-feira (10/3), inclui a palestra sobre Adeus, padrões: quebra de estereótipos para o fim dos preconceitos, com a advogada Gabriela Prioli, apresentadora do programa A Prioli, da CNN Brasil. Também serão debatidos outros temas, tais como A atuação das mulheres no futebol e Direito do Trabalho e as conquistas femininas.