A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou a mesa de honra virtual no evento organizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), nesta segunda-feira (14/6), em homenagem aos 10 anos de jurisdição dos ministros Antônio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva e Sebastião Reis — quinto constitucional no STJ. “São grandes ministros que enaltecem a advocacia e hoje exercem as suas atividades judicantes no Superior Tribunal de Justiça”, afirmou Rita Cortez. Também integraram a mesa de honra, entre outras autoridades, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques e o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, que também foi homenageado por estar completando nesta data 15 anos de atuação no STJ.
A presidente do IAB comentou a importância do quinto constitucional: “É um instrumento que democratiza e aprimora o Poder Judiciário”. Rita Cortez também destacou o fato de que os ministros Antônio Carlos Ferreira, Sebastião Reis e Humberto Martins “são membros honorários do IAB”. O ex-presidente do CFOAB Marcus Vinícius Furtado Coelho representou o presidente, Felipe Santa Cruz, e conduziu a homenagem aos três ministros que ingressaram no STJ, em 2011, ocupando as vagas reservadas a membros da advocacia. “Rita Cortez representa a inteligência da mulher brasileira na advocacia”, afirmou Marcos Vinícius Furtado Coelho, durante a saudação aos membros da mesa de honra.
Também a integraram o ministro do STJ João Otávio de Noronha, os ex-presidentes do CFOAB Ophir Cavalcante e Claudio Lamachia; o secretário-geral, José Alberto Simonetti, as conselheiras Cléa Carpi, Fernanda Marinela e Sandra Krieger, e os conselheiros André Godinho e Marcus Vinícius Jardim, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).