Em seu discurso, Luciano Bandeira afirmou: “Ao tomar posse, há três anos, declarei que o único partido político da OAB é o estado democrático de direito, e a nossa ideologia é a Constituição”. O presidente reeleito também disse: “Não me afastei e não me afastarei dessas balizas, e nestes tempos polarizados optei por fazer uma gestão tolerante, que funcionasse como um espaço de diálogo e de respeito”. Ao ressaltar que a posse era a primeira realizada após a adoção da paridade de gênero e da cota racial nas eleições do Sistema OAB, o advogado destacou: “Ampliamos a participação feminina; nada do que fizemos teria sido possível sem a força de tantas mulheres advogadas”.
A nova Diretoria também é integrada pela vice-presidente, Ana Tereza Basílio; o secretário-geral, Álvaro Quintão; a secretária-adjunta, Mônica Alexandre Santos – primeira diretora negra da Seccional –, e o tesoureiro, Marcello Oliveira. O ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) Felipe Santa Cruz, que também presidiu a OAB/RJ, representou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti. “Fomos a única seccional no Brasil com mais de 100 mil integrantes a reeleger sua diretoria”, enfatizou o advogado.
A Caarj será presidida por Ricardo Menezes, em seu segundo mandato consecutivo. Fazem parte da sua diretoria a vice-presidente, Marisa Gaudio; o secretário-geral, Mauro Pereira dos Santos; a secretária-adjunta, Julia Vera de Carvalho Santos, e o tesoureiro, Frederico Mendes. Na solenidade, também tomaram posse os presidentes das 62 subseções da Ordem no estado, os conselheiros seccionais e federais.
Os integrantes da mesa de honra no momento da execução do Hino Nacional
Também integraram a mesa de honra o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, que representou o governador Claudio Castro; o prefeito Eduardo Paes; os presidentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Figueira; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Saldanha Palheiros; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região (TRT/RJ), desembargadora Edith Tourinho; o corregedor-geral do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e o procurador-geral do município do Rio de Janeiro, Daniel Bucar.
E ainda: o corregedor-geral do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador Theophilo Miguel Filho; o subprocurador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Flavio Willeman; o defensor público-geral do RJ, Rodrigo Pacheco; o procurador-geral do Ministério Público Federal (MPF), Sergio Pinel; os presidentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Elton Leme, e do Tribunal de Contas do Município (TCM), Luiz Antonio Guaraná; e o procurador-geral do Ministério Público do Rio de Janeiro, Luciano Mattos.