O assessor da presidência aproveitou a oportunidade para formalizar o pedido de ingresso do presidente da OAB/SE, Danniel Alves Costa, no quadro associativo da Casa de Montezuma. “É a demonstração do compromisso de termos novos associados em Sergipe, trabalho que está sendo executado por nosso representante estadual, Sandro Mezzarano”, completou Folena.
Da esq. para a dir., Vítor Lisboa, Jorge Rubem Folena, Danniel Costa e Sandro Mezzarano
Presente ao evento, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, ressaltou que a Seccional tem se destacado por seu pioneirismo e combatividade. “É um momento de imenso regozijo poder celebrar 90 anos de uma história de luta, de muita combatividade, que narra a saga de homens e mulheres extremamente aguerridos. Eles venceram as dificuldades dos tempos e construíram uma advocacia renovada, paritária, e profundamente consciente de seu papel na defesa dos direitos humanos”, pontuou.
Em seu pronunciamento, Danniel Costa evocou o legado de quase um século, sublinhando que as inúmeras conquistas da Seccional são fruto do trabalho coletivo e da dedicação de todos que passaram pela instituição. “Nesta celebração, olhamos para trás com profunda gratidão, agradecendo a todos que edificaram a OAB/SE. E, neste momento de intensa transformação social e de desafios que testam nossas instituições, a nossa OAB se mostra resiliente e pronta para o futuro que nos convoca. É por isso que novas gerações chegam, com respeito ao passado, para construir o presente e o futuro”, afirmou o presidente.
Teatro Tobias Barreto durante a solenidade de 90 anos da OAB/SE
Homenagens – A cerimônia dos 90 anos foi um palco de merecido reconhecimento. Ex-presidentes, ex-diretores, advogados e advogadas da capital e do interior, além de colaboradores da instituição, foram distinguidos pela dedicação e contribuição à construção da história da OAB/SE, recebendo a Medalha Comemorativa OAB/SE 90 Anos. A secretária-geral do Conselho Federal e ex-diretora da seccional, Rose Morais, foi uma das homenageadas e descreveu sua emoção ao participar do evento. “Para mim, é um motivo de honra e orgulho testemunhar que a advocacia sergipana insiste, persiste e resiste, cumprindo seu papel fundamental na defesa da democracia”, destacou.
A fundação da Seccional de Sergipe foi feita durante o período de consolidação da OAB em todo o País, poucos anos após a criação da entidade nacional em 1930. Em 11 de maio de 1935, a advocacia sergipana deu um passo decisivo ao instituir oficialmente sua representação local, consolidando uma tradição de participação ativa nos debates jurídicos e na defesa das liberdades fundamentais. Com nove décadas de uma trajetória marcada pela defesa da advocacia e da cidadania, a OAB/SE tem sido referência na promoção da justiça e das prerrogativas profissionais de mais de 14 mil advogados de todo o estado.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB/SE.)