NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 12 Agosto 2022 03:44

Representantes do IAB participam de atos em defesa da democracia em várias capitais

Sydney Sanches, José Roberto Batochio e Fernando Augusto Fernandes, ao centro da foto, no salão nobre da Faculdade de Direito da USP Sydney Sanches, José Roberto Batochio e Fernando Augusto Fernandes, ao centro da foto, no salão nobre da Faculdade de Direito da USP

“Os atos ocorridos em todo o País, neste simbólico e já histórico dia 11 de agosto, em defesa ao Estado Democrático de Direito e de amplo rechaço a qualquer hipótese de ruptura institucional, renovou o compromisso do povo brasileiro com a democracia e o respeito ao nosso sistema eleitoral." A afirmação foi feita pelo presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, que participou nesta quinta-feira (11/8) do ato em defesa da democracia na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

José Roberto Batochio, Fernando Augusto Fernandes, Sydney Sanches e Alberto Toron, na Faculdade de Direito da USP

Ele estava acompanhado de outros dois membros do Instituto, os advogados criminalistas José Roberto Batochio e Fernando Augusto Fernandes. Os três assistiram à leitura das cartas no salão nobre e nas arcadas da faculdade do Largo de São Francisco. O Instituto, que é signatário do manifesto Em Defesa da Democracia e da Justiça e da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros, foi representado também em manifestações em Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). “A presença do IAB em vários estados espelha a nossa tradição de jamais admitir a violação à nossa Constituição. Democracia sempre!”, acrescentou Sydney Sanches.

Carmela Grüne na Faculdade de Direito da UFRGS

A diretora de Comunicação do IAB, Carmela Grüne, discursou nas escadarias da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “O IAB está presente porque acredita que é pela formação da consciência crítica que construímos uma perspectiva de futuro melhor, de um povo protagonista com memória social, onde resgatamos no passado a luta daqueles que vieram antes de nós, pessoas que foram assassinadas durante a ditadura, pessoas que tiveram interrompidas as suas trajetórias na luta pela justiça social, por reivindicar o direito à participação efetiva para deliberar destinos comuns. Não há democracia sem diversidade e pluralidade. Não podemos admitir intolerância, discurso de ódio, violência política e ofensa às instituições”, afirmou Carmela Grüne, que também é representante do IAB no Rio Grande do Sul.

Ophir Cavalcante na UnB

Na Universidade de Brasília (UnB), o Instituto foi representado pelo ex-presidente do Conselho Federal da OAB Ophir Cavalcante. “Resistência. Esta é a palavra que define a história da advocacia em nosso País. O IAB, que tenho a honra de representar hoje, é o berço da advocacia e, portanto, da resistência democrática no Brasil. O dia 11 de agosto é de uma simbologia muito grande para o momento em que vivemos, pois é o dia em que se comemora a criação dos cursos jurídicos do Brasil. Celebrá-lo participando de um movimento em defesa da democracia não poderia representar melhor a nossa missão. E isso toma um significado ainda maior quando o fazemos numa Faculdade de Direito como a UnB, envolvendo diferentes gerações de advogados, juristas, estudantes de Direito”, discursou Ophir Cavalcante.

Manoel Severino Moraes de Almeida, Thereza Christine de Albuquerque Nóbrega e Fábio Túlio Barroso na Faculdade de Direito do Recife

O representante do IAB em Pernambuco, Fábio Túlio Barroso, participou das manifestações em Recife acompanhado dos advogados Manoel Severino Moraes de Almeida e Thereza Christine de Albuquerque Nóbrega. Ele definiu o ato na capital pernambucana como “muito lindo e simbólico”. Professor de Direito em duas faculdades, ele disse: “Nos concentramos da Universidade Católica de Pernambuco e, em seguida, saímos em passeata para a Faculdade de Direito do Recife, onde já havia um grupo grande de manifestantes na escadaria. Ali foi lida a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros. Além disso, foi ratificada a perspectiva de democracia sempre!”.

Armando de Souza, Siro Darlan e Nélio Georgini da Silva na PUC-Rio

O diretor de Relações Institucionais do IAB, Armando de Souza, acompanhado do desembargador Siro Darlan e do consócio Nélio Georgini da Silva, foi das centenas de pessoas que lotaram o pilotis da PUC-Rio nesta quinta-feira, para a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros. Ele relatou: “O ato foi maravilhoso, contou com representações de várias entidades, como ABI, SBPC, CUT, UNE, Clube de Engenharia, Observatório da Democracia, OAB/RJ, Juízes pela Democracia, entre outras. O pilotis da PUC estava lotado. Foi bonito e emocionante. Acho que o povo acordou”.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173