NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 22 Fevereiro 2025 01:30

Regulamentação da inteligência artificial é emergencial, diz presidente do IAB

Foto: Guilherme Sai Foto: Guilherme Sai

Centro do debate contemporâneo, a regulamentação da inteligência artificial foi definida pelo presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Limeira Sanches, como emergencial. Ele falou sobre o tema durante o evento II Diálogos Culturais Luso-Brasileiros, realizado no Museu da Língua Portuguesa, nesta quinta-feira (20/2), em São Paulo. Para o advogado, o foco deve ser a proteção dos direitos intelectuais e a criação de normas que garantam a inovação tecnológica sem comprometer os direitos de criadores e detentores de propriedade intelectual.

“O IAB possui estreito e histórico relacionamento com a comunidade lusófona e vem fomentando o fortalecimento de laços que aprimorem nosso ordenamento jurídico, que resultem no avanço social, cultural e econômico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), por meio dos diálogos multilaterais, plurais e de normas que favoreçam a segurança jurídica”, afirmou Sanches. O encontro reuniu especialistas, juristas, gestores e autoridades do Brasil, de Portugal e demais países da CPLP com o objetivo de destacar a importância do fomento à cultura no espaço lusófono e os desafios da harmonização jurídica das políticas culturais. 

O presidente do IAB participou do painel Desafios e oportunidades para a música num tempo de Inteligência Artificial, que debateu o impacto da IA no mercado musical e os desafios para os direitos autorais no ambiente digital, tanto no Brasil como em Portugal. A mesa também contou com a participação do diretor-geral da Audiogest Portugal, Miguel Carretas, do secretário de Direitos Autorais e Intelectuais do Ministério da Cultura, Marcos Souza, dos músicos nomeados aos Grammys Latinos Dino D´Santiago e Criol, com moderação do SVP Políticas Públicas Europa e Latam Sony Music e membro honorário do IAB Ricardo Castanheira.

Sydney Sanches ainda destacou que a harmonia regulatória da IA, inclusive no âmbito dos direitos intelectuais, surge como desafio global: “Isso exige diálogo entre governos, setor privado e sociedade civil, com vistas a integrar interesses e garantir o florescimento da criatividade e da inovação. Com a CPLP unida, a cultura lusófona fica fortalecida e protegida, preservando o protagonismo de cerca de 260 milhões de falantes em todo mundo da língua portuguesa”. 

Margareth Menezes e Sydney Limeira Sanches

Entre os presentes no evento também estavam as ministras da Cultura do Brasil e de Portugal, Margareth Menezes e Dalila Rodrigues, respectivamente, que falaram sobre as políticas de promoção e proteção da cultura e o fortalecimento da cooperação cultural entre os dois países. Em seu discurso, a titular brasileira enalteceu os saberes e a língua portuguesa. “O conhecimento é importante para nós, filhos dessa língua que tem essa possibilidade de se transformar, transmutar, modernizar, ampliar. Ao mesmo tempo que é casta, é transformadora”, declarou.

Já Dalila Rodrigues enfatizou o papel do idioma na associação entre os dois países. “A nossa história é comum, pelo nosso grande patrimônio, que é a língua portuguesa, essa língua acolhedora. Temos que reforçar o nosso sentido de dedicação e de partilha, fundamental em todos os níveis, seja no nível da transmissão cultural, seja no nível da criação”, afirmou a portuguesa.

Com debates diversos, o evento teve o objetivo de fortalecer a diplomacia cultural entre Brasil e Portugal, a fim de promover trocas de experiências entre as comunidades artísticas e as indústrias criativas dos dois países. O encontro foi uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa e da Casa da América Latina, de Lisboa. A primeira edição do Diálogos Culturais Luso-Brasileiros ocorreu em 2023, na Casa da América Latina, na capital portuguesa.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura.)
 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173