Empossado como membro honorário, James Goudkamp foi indicado pelo presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches, e pelo representante institucional no Paraná, Paulo Fernando Pinheiro Machado. Ele recebeu as boas-vindas de ambos e foi saudado por Pinheiro Machado, que ressaltou a admiração pelo colega australiano. “Ele é a maior autoridade em responsabilidade civil no mundo anglo-saxão. Desejo que ele possa trazer todo seu conhecimento para o IAB e nos inspire a ter um Direito ainda melhor”, afirmou.
O professor de Oxford disse reconhecer o importante trabalho do Instituto e agradeceu a oportunidade de ser recebido como membro. Ele fará parte das Comissões de Direito Civíl e de Mediação, Conciliação e Arbitragem. “É uma grande honra poder fazer parte do IAB e compartilhar com vocês um pouco sobre minha área de pesquisa. O meu trabalho se concentra na lei de responsabilidade extracontratual, em especial nos atos ilícitos cometidos por grupos corporativos que causam danos em massa”, contou James.
Pedro Paulo Guerra de Medeiros
A Comissão de Direitos Humanos ganhou o reforço de Marcelo Bareato, indicado pelo consócio Pedro Paulo Guerra de Medeiros. O novo integrante efetivo do IAB foi definido como um profissional completo, que exerce a advocacia e a docência com excelência. “Em uma carreira sólida e plural, ele já contabiliza 32 anos ensinando. É um operador do Direito que transforma sua militância em cidadania e é também um pesquisador que contribui de forma qualificada para o debate jurídico brasileiro”, elogiou Pedro Paulo.
Marcelo Bareato
Em seu discurso, Marcelo Bareato agradeceu a oportunidade de fazer parte do Instituto e elogiou o trabalho da entidade. Ele ressaltou a importância dos estudos, cursos, eventos e pareceres realizados pela Casa de Montezuma. “Ser membro efetivo é fazer parte de um legado de juristas de grande conhecimento e importante participação na nossa profissão”, completou Bareato.