NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 12 Agosto 2022 23:19

Primeira reunião aberta da Comissão de Direito Penal traz estudantes para dentro do IAB

A primeira reunião aberta da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), nesta sexta-feira (12/8), no plenário histórico, teve a participação de estudantes de Direito da FGV Rio, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Conduzida pelo presidente da Comissão, Marcio Barandier, a reunião contou com a presença do presidente nacional do IAB, Sydney Sanches, que falou sobre a história do Instituto e comentou os atos em defesa da democracia realizados na véspera, Dia da Advocacia.

A ideia da reunião aberta é mostrar o modo como o Instituto trabalha e aproximar a entidade dos jovens advogados e advogadas. “Esta é uma nova janela que o Instituto abriu”, disse o presidente do IAB. As manifestações democráticas do 11 de agosto também foram alvo de comentários na reunião. “Ontem foi um dia histórico, e o IAB esteve, mais uma vez, do lado certo da história, na reafirmação da necessidade de lutarmos em defesa da democracia”, afirmou Marcio Barandier. Sydney Sanches falou da vocação do IAB: “Acompanhamos todos os momentos importantes em defesa das liberdades, do Estado Democrático de Direito, e da cidadania”.

Da esq. para a dir., Ana Luiza Barbosa de Sá, Katia Rubinstein Tavares, Sydney Sanches, Marcio Barandier, Ricardo Pieri Nunes e Tiago Lins e Silva

Seguindo a pauta da reunião, foi apresentado e aprovado parecer do relator Tiago Lins e Silva sobre o projeto de lei 5.335/2020, do deputado federal Hélio Costa (Republicanos/SC), que propõe aumento de penas para furto, roubo e receptação de bens públicos destinados ou provenientes da rede de iluminação pública. O parlamentar alega que os referidos delitos favoreceriam o aumento da criminalidade naqueles locais que sofrem pela interrupção do serviço de iluminação pública. De acordo com o relator, “o pretendido recrudescimento de penas não se justifica, além de se revelar inteiramente desproporcional”. 

Tiago Lins e Silva

Problema social – Segundo Tiago Lins e Silva, “o delito de maior ocorrência no cenário analisado – o de furto de fios e cabos de energia – é mais uma amostra do grave problema da pobreza, exclusão social e falta de perspectivas de grande parte da sociedade brasileira, ainda mais ao considerarmos o alto risco dessa prática delituosa e seu baixo retorno financeiro”. Para o relator, “a solução para a causa principal da criminalidade passa necessariamente pela criação de políticas públicas voltadas à inclusão social e à geração de empregos, e não será alcançada, com a máxima vênia, com o endurecimento de penas”.

Na opinião de Tiago Lins e Silva, “a par do âmago de grande parte dessa específica criminalidade envolver graves problemas socioeconômicos – que o Direito Penal não se presta a solucionar, mas, ao revés, somente piora o quadro – muito mais produtivo seria o aparelhamento da polícia investigativa, de forma a possibilitar melhores resultados nas investigações, especialmente quanto a grupos organizados para a subtração e receptação dos bens relacionados à rede de energia pública”. O parecer, aprovado na Comissão de Direito Penal, será submetido à avaliação do plenário do IAB.

Thiago Nolasco

Também foi apresentado na reunião um estudo do consócio Thiago Nolasco sobre o projeto de lei 733/2002, da autoria do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que visa a dar maior amparo jurídico aos integrantes dos órgãos de segurança pública. O autor do estudo assim resumiu os objetivos do PL: “O projeto objetiva, em síntese, ampliar as hipóteses de configuração de legítima defesa, criar o chamado ‘excesso exculpante’ para os agentes de segurança pública, incluir a agravante do cometimento do delito contra profissional desta seara, além de prover melhores condições de prisão provisória para o caso de prática de ilicitudes por membros das forças policiais e militares ou servidores que estejam no exercício de funções de segurança.

O estudo corrobora parecer do 1º vice-presidente do IAB, Carlos Eduardo Machado, aprovado na sessão plenária do dia 27 de julho. Segundo Carlos Eduardo Machado, o PL é “uma nova tentativa do governo federal de aprovar a ideia da ‘licença para matar’ para as forças de segurança pública”. Diante da existência de outros projetos nesse sentido, o presidente da Comissão de Direito Penal decidiu criar uma subcomissão para “acompanhar iniciativas legislativas que, da mesma forma, favoreçam a letalidade policial, diminuindo a culpabilidade dos agentes policiais”.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173