Tathiana de Carvalho Costa e Sydney Limeira Sanches
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRE-RJ, João Ziraldo Maia, que destacou a importância da presença feminina nos quadros do tribunal: “Hoje, as mulheres estão, cada vez mais, ocupando o seu espaço. Entendo ser fundamental essa representatividade da advocacia no TRE, pois traz a visão do lado do advogado, daquele que está no outro lado do balcão, representando o suplício das partes. Isso é importante para oxigenar a Justiça Eleitoral”. Também participaram da posse o presidente e a 2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo e Suely Lopes Magalhães, o vice-presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, o diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, entre outros.
A posse das juristas é fruto das nomeações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em junho. Em seu discurso, Kátia Junqueira agradeceu a oportunidade de assumir a titularidade do TRE-RJ pela terceira vez. “Foram três nomeações por três presidentes da República de distintas correntes ideológicas. Para mim, isso muito me envaidece e me dá a certeza de que cumpri bem o meu papel”, disse a advogada, que já integrou o Tribunal de 2018 a 2022. Ela também ressaltou o sentimento de privilégio em fazer parte, mais uma vez, da instituição: “Trata-se de compor o tribunal da democracia, que defende os direitos fundamentais dos cidadãos”.
O discurso de posse de Thatiana Costa também foi destacado pela gratidão ao apoio que teve em sua caminhada profissional. Ela agradeceu especialmente a Deus, a Nossa Senhora de Fátima e a seus familiares. A jurista, que assume a suplência em vaga decorrente do término do mandato do juiz Tiago Santos Silva, disse que pretende “exercer essa judicatura de forma serena, segura e leal aos preceitos democráticos, constitucionais e técnicos”, que sempre nortearam sua trajetória. “Que minha função seja um meio de tornar melhor a sociedade em que vivemos”, completou.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TJRJ.)