A mesa de abertura da convenção discutiu o papel do advogado na sociedade e também contou com a presença do diretor estadual e da diretora municipal da ABA/RJ, respectivamente, Marcos Crissiuma e Cristina Cruz. Ao conceder o certificado de honra ao presidente do IAB, Esdras de Souza lembrou o passado do Instituto, que é a entidade jurídica mais antiga das Américas. Ele destacou a importância do IAB na criação da OAB e na formação intelectual de advogados, desenvolvida com afinco pela instituição ao longo dos seus 179 anos. No mesmo sentido, o presidente da ABA afirmou que a Associação “é um projeto que existe com o propósito de ajudar os advogados a atingirem seus objetivos pessoais e profissionais”.
Em seu discurso, Sydney Sanches afirmou que a união das entidades do Direito contribui para para o crescimento da atividade profissional: “É muito importante o congraçamento de interesses para fortalecer a advocacia. Fortalecendo a advocacia, asseguramos a cidadania, preservamos a sociedade brasileira e, sobretudo, enaltecemos e asseguramos o funcionamento pleno da democracia”. Agraciado com a mesma homenagem, Luciano Bandeira reforçou que todas as instituições do Direito são complementares no seu trabalho de desenvolvimento da área. “Precisamos da contribuição de todos para tornar a advocacia mais forte e independente”, disse.
Para Ana Tereza Basílio, o que mais contribui para o fortalecimento da advocacia é o trabalho conjunto para o seu aperfeiçoamento. A advogada afirmou que as instituições do Direito oferecem debates consistentes para a especialização dos seus operadores. Ela lembrou, ainda, que é importante trazer para sociedade a conscientização da justiça igualitária, promovendo o entendimento de que o advogado trabalha para todos: “Nossa função é a defesa da aplicação da lei e todos têm direito à isonomia e ao direito de defesa”.