NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 10 Maio 2022 16:17

Presidente do IAB critica governo brasileiro em debate internacional sobre ascensão do autoritarismo 

A partir do alto à esquerda, no sentido horário, Lourdes Venes, Sydney Sanches e Irina Paliashvili A partir do alto à esquerda, no sentido horário, Lourdes Venes, Sydney Sanches e Irina Paliashvili

O presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, participou na manhã desta terça-feira (10/5) do debate virtual promovido por cinco associações internacionais de advogados a respeito de vários assuntos, entre os quais a ascensão do autoritarismo em diversos países e os riscos para a democracia no mundo. “O atual governo brasileiro enfraqueceu a política ambiental, desativou toda a política cultural, não reconhece as autoridades dos poderes nem as decisões judiciais, ataca a Corte Suprema, alimenta o discurso de ódio e intolerância, e estimula o armamento da população”, criticou Sydney Sanches, no painel de abertura do webinar sobre Estado de Direito: desenvolvimento econômico e social. O início dos trabalhos contou com a participação do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro. 

Ao tratar do tema Perspectivas do Estado de Direito: impacto no desenvolvimento sustentável, Sydney Sanches refutou as críticas, segundo ele, infundadas, à segurança do sistema eleitoral brasileiro. “O governo Bolsonaro tem feito reiterados ataques ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas, que foram amplamente testadas e cujo modelo possui reconhecimento internacional de segurança e auditoria”, afirmou. De acordo com ele, “o IAB, com quase 180 anos de existência e uma história de luta pelas liberdades, acompanha com preocupação e atenção o processo eleitoral brasileiro, e atuará em conjunto com outras entidades na proteção da democracia, das eleições e da liberdade de imprensa”.  

Sydney Sanches saiu em defesa do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): “Têm sido intensificados os ataques ao TSE e ao STF, que devem ser enaltecidos pelo trabalho que vêm fazendo para manter a higidez do processo eleitoral”. O advogado comentou também a importância do combate às fake news: “As ações contra a desinformação deverão ser diuturnas e incansáveis, tendo a imprensa um papel relevante nesse processo”. Ele defendeu, ainda, que “as redes sociais, onde será travada a grande disputa eleitoral, devem ser cobradas para que impeçam a propagação de informações falsas destinadas a deslegitimar os poderes constituídos e levar desconfiança ao tecido social, para criar um ambiente de ruptura institucional”. 

Obrigação internacional – Na sua intervenção, o secretário-geral da OEA afirmou que “proteger o estado democrático de direito, combater a corrupção e fortalecer as instituições públicas devem ser uma obrigação internacional a envolver, cada vez mais, o maior número de países”. Conduzido pela secretária-geral da Associação Interamericana de Advogados (Iaba), Lourdes Venes, o painel de abertura contou também com as participações do secretário de Assuntos Jurídicos da OEA, Jean Michel Arrighi, e da sócia-gerente do Grupo Jurídico Ucraniano, Irina Paliashvili.   

 

Lourdes Venes e Luis Almagro

 

As entidades organizadoras do webinar, que celebra  os 10 anos da Declaração das Nações Unidas sobre o Estado de Direito, são a União Internacional dos Advogados (UIA), a Iaba, a Sociedade Jurídica de Inglaterra e País de Gales (Law Society), a Associação Internacional de Jovens Advogados (Aija) e a Associação Americana de Advogados (ABA). O evento, chamado de "maratona na web", vai durar 24 horas, terá 12 painéis e está sendo transmitido pelo YouTube. Profissionais do Direito de vários países estão debatendo questões como liberdade de imprensa, independência da magistratura e da advocacia, direitos das mulheres, a situação dos refugiados, liberdades civis, trabalho forçado e alterações climáticas.  Dentre os painéis programados estão Derrotando a pobreza nas Américas: a democracia formal é suficiente?; Ameaças ao Estado de Direito provenientes da radicalização e do extremismo; Promovendo uma abordagem de gênero para o desenvolvimento econômico e O papel do Direito e dos advogados na luta por saúde para todos.  

Clique aqui e obtenha mais informações sobre o evento.   

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173