Bruno Cerqueira, que também é advogado, foi eleito sócio do IHGB em dezembro de 2024. Por não residir mais no Rio de Janeiro, sua categoria associativa é a de “sócio correspondente brasileiro”. Propositor do “neoabolicionismo”, no campo historiográfico, e do “direito às origens e à ancestralidade”, no campo jurídico, o historiador criou em 2019 o canal de YouTube “História do Brasil como você nunca viu”, que recebe os maiores especialistas do Brasil para debater temas de importância para o País.
A cerimônia contou com representantes da Cúria, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e com a presença de diversas autoridades, dentre eles o trineto de Dom Pedro II, João Henrique de Orléans e Bragança. O empossando foi recebido com discurso do sócio emérito do IHGB Eduardo Silva e apresentou a conferência sobre a memória histórica da relação do Estado brasileiro com o Povo Indígena Wassu-Cocal, de Alagoas.
A participação da Casa de Montezuma na solenidade, segundo Bruna Martins, reafirma a relevância do diálogo entre o Direito, a História e as Ciências Sociais na construção de uma sociedade mais justa e consciente de sua trajetória. “A presença do IAB ressalta o compromisso do Instituto com a preservação da memória nacional e com o reconhecimento de trajetórias intelectuais que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da democracia”, completou a advogada.