O objetivo do projeto é apresentar o sistema judicial a estudantes das redes pública e privada, por meio de um programa conjunto entre as entidades. No IAB, os estudantes foram recebidos no plenário histórico pela diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose, que falou sobre a história da entidade e seu papel na criação da Ordem dos Advogados do Brasil. "Digo a vocês que hoje estamos em uma casa histórica, não apenas pelo seu tempo de existência, mas principalmente pela sua contribuição ao Direito brasileiro", afirmou a diretora.
Da esq. para a dir., Adriana Pina, Aderson Bussinger, Flávia Ribeiro e Leila Pose
"Por essas cadeiras passaram os maiores juristas brasileiros, e aqui foi feito o primeiro esboço do Código Civil por Teixeira de Freitas. Nossa missão é pensar o Direito e tentar levar esse conhecimento a toda a sociedade. É importante que vocês saibam que existe uma instituição como o IAB e o trabalho relevante que desenvolvemos aqui", acrescentou ela.
Na visita ao Ministério Público, os alunos foram recepcionados pelos procuradores de Justiça Márcio Klang e Patrícia Carvão. Os estudantes puderam conferir a Expo Arte em Travessia, no Corredor Cultural da instituição, e foram apresentados a diversos ramos de atuação do MP, incluindo o programa de localização e identificação de desaparecidos e a Coordenadoria Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana.
Na visita à Defensoria, os alunos foram recebidos pelos defensores públicos José Augusto Garcia de Souza e Rodrigo Azambuja, e pelo ouvidor Guilherme Pimentel. Reunidos no plenário da entidade, eles foram instruídos sobre o papel da entidade e receberam noções básicas da estrutura do Sistema de Justiça, participando de um bate-papo.
A passagem dos alunos pela Calçada da Cidadania terminou na sede da OAB/RJ, com visitas aos plenários Carlos Maurício Martins Rodrigues e Evandro Lins e Silva. Sob a orientação do diretor, do colaborador e do assessor técnico do Centro de Pesquisa e Documentação da Seccional, respectivamente, Aderson Bussinger, Mário Leopoldo e Marcelo Moutinho; da presidente da Comissão OAB Mulher, Flávia Ribeiro; das integrantes do projeto OAB Vai à Escola da Subseção do Méier, Adriana Pina e Cris de Oliveira, e do membro da OAB Jovem Hyago Leal, os alunos ouviram explicações sobre a atuação dos advogados e da OAB/RJ.
Os encontros com alunos da Escola Municipal República do Peru foram divididos em duas etapas: na terça-feira (13/09), equipes técnicas de cada órgão parceiro foram à escola, localizada no Méier, na zona Norte do Rio. Na ocasião, os estudantes assistiram aos primeiros 10 minutos do filme Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos, e participaram de atividades voltadas à conscientização sobre cidadania, direitos e deveres de cada um.
Calçada da Cidadania
O projeto Calçada da Cidadania apresenta o sistema judicial aos estudantes das redes pública e privada. Formulado em conjunto pelo IAB, MPRJ, OAB/RJ e Defensoria Pública – que têm suas sedes na Avenida Marechal Câmara, no Centro do Rio –, o programa informa sobre a atuação de cada um desses agentes e seu papel institucional. Os alunos dos ensinos fundamental e médio são convidados a conhecer a sede das instituições, em um circuito que inclui conversas com profissionais especializados, visita a exposições, exibição de filmes e atividades lúdicas. Um passeio que, além de complementar as atividades de sala de aula, ajuda a formar cidadãos conscientes.
(Com informações da OAB/RJ.)